Publicidade

1.700 famílias de Palmares Sul receberão água tratada regularmente

“É muito bom que a prefeitura esteja com esse trabalho aqui, pois o serviço de água é essencial”. A comemoração é de Ana Carla Moraes, que mora em Palmares Sul há dois anos. Ela fala sobre a obra de substituição de toda a rede de distribuição e a interligação com o novo sistema de abastecimento que a prefeitura está implantando no local.

Atualmente, um sistema alternativo formado por poços profundos atende as 1.700 residências de Palmares Sul, mas o abastecimento ainda não é regular. Com a conclusão do serviço, prevista para o início de março, 100% das casas vão receber água tratada regularmente.

Saraiva publicidade

Mas essa não é a única notícia boa. A tecnologia da nova tubulação é a mesma da que substituiu, recentemente, a antiga adutora da Estação de Tratamento de Água I (ETA I). O Polietileno de Alta Densidade (PEAD) garante maior durabilidade à rede, evita vazamentos, desperdício e inibe as ligações clandestinas. Diferente do Policloreto de Vinila (PVC), o PEAD não permite ligações com cola, mas utiliza alta fusão: as conexões recebem energia, que aquece, solda e funde o material.

Duas frentes de trabalho realizam o serviço de substituição da rede e concluem, aproximadamente, 1.000 metros por dia. Cada casa também receberá um hidrômetro para micromedição. Para o prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano, o trabalho para aumentar a distribuição e levar água de qualidade a toda população do município é um compromisso que está sendo cumprido. “Esperamos sanar, de uma vez por todas, o problema de água em Parauapebas”, diz.

A prefeitura deve iniciar em fevereiro a construção do sistema de abastecimento de Palmares II. As obras da captação, estação de tratamento, bombeamento até o reservatório e reservação já estão licitadas e começam em breve. Já a licitação da rede de distribuição e micromedição deve ser realizada até julho.

Reportagem: Diego Pajeú / Foto: Anderson Souza

 

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu