Banner Educar


10 mil eleitores devem escolher novos Conselheiros Tutelares neste domingo (4)

10 mil eleitores devem escolher novos Conselheiros Tutelares neste domingo (4)
Aldo Serra, atual Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas

A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar entrevistou Aldo Serra, atual Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMDCAP), leia abaixo:

Portal Pebinha de Açúcar: Como estão os preparativos por parte da comissão organizadora e quem faz o processo eleitoral?

Aldo Serra: “De acordo com Lei Federal de número 8.069/90, o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar é realizado sob responsabilidade do Conselho dos Direitos da Criança e do adolescente, através de uma comissão especial eleitoral escolhida em assembleia. Quanto aos preparativos estamos na fase de organização dos detalhes apenas, tivemos reunião ontem (1) com os servidores que trabalharão na Eleição, hoje (2) iremos proceder com o lacre das urnas na presença dos candidatos e Ministério Público. Tudo pronto para a eleição de domingo (4)”.

Portal Pebinha de Açúcar: Quantos candidatos estão aptos para serem votados e como será o processo de votação?

Aldo Serra: “Estão aptos à votação 27 candidatos. Para votar, o eleitor deverá portar o título eleitoral e um documento oficial com foto.
A Eleição será de 8h às 17h em 20 pólos de votação, às 20h no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP) inicia a apuração”.

Portal Pebinha de Açúcar: Qual a expectativa da comissão eleitoral para o dia da eleição e número de eleitores que devem comparecer?

Aldo Serra: “A expectativa da comissão é que se tenha um recorde de eleitores em relação as eleições anteriores, tendo em vista que já foi um recorde a quantidade de candidatos, a proporção que se tomou. Espera-se algo em torno de 10 mil eleitores”.

Portal Pebinha de Açúcar: Quantas pessoas estarão trabalhando no processo e como funcionou a seleção?

Aldo Serra: “Serão 165 pessoas trabalhando no pleito eleitoral, contando com a Comissão, equipe administrativa do Comdcap, motoristas, servidores públicos (Semas, Semed e Semad), voluntários de ONGs que compõe o Comdcap. Quanto aos servidores públicos foi solicitado às três secretarias indicação dos mesmos, que em sua maioria são servidores efetivos, e todos sem nenhum vínculo com candidatos.
Dos servidores encaminhados, ainda fizemos uma seleção, uma parte foi dispensada. Ao final, estes terão dois dias de folga, a combinar com os gestores”.

Portal Pebinha de Açúcar: Qual a avaliação que você faz do processo até agora, dias antes das eleições?

Aldo Serra: “Faço uma avaliação positiva, tudo que consta na Resolução/Edital 008/2015 que norteia o processo foi estritamente obedecido e executado pela comissão com coerência para culminar com a eleição no próximo domingo.
Acredito numa forte concorrência entre os candidatos, jamais visto, quem ganha é a comunidade que terá mais opções de voto.
Importante ressaltar que tanto a Comissão Eleitoral, como o Promotor de Justiça estarão fiscalizando os pólos de votação para inibir ações delituosas por parte dos candidatos e seus simpatizantes, tais como: transporte de eleitores, boca de urna, compra de votos, etc. Destas práticas, o candidato poderá ter a sua candidatura impugnada”.

Confira os locais de votação da eleição que acontece no domingo (4)

Escola Pitágoras – Núcleo Urbano Carajás
Centro Universitário de Parauapebas – Ceup
Escola Paulo Fonteles de Lima – Bairro Rio Verde
Escola Jean Piaget – Bairro Liberdade
Escola Carlos Henrique – Bairro Guanabara
Escola Faruk Salmen – Bairro Da Paz
Escola Mário Lago – Complexo VS10
Escola Antônio Vilhena – Cedere I
Escola Sandra Maria – Bairro Novo Brasil
Escola Terezinha de Jesus – Bairro Cidade Jardim
Escola Dorothy Stang – Bairro Cidade Jardim
Escola Nelson Mandela – Bairro Tropical
Escola Eunice Moreira – Bairro Vila Rica
Escola Paulo Freire – Palmares Sul
Escola Crescendo na Prática – Palmares II
Escola Milton Martins – Bairro Nova Carajás
Escola Novo Horizonte – Bairro Novo Horizonte
Escola Domingos Cardoso – Bairro Casas Populares
Escola Monteiro Lobato – Vila Paulo Fonteles
Escola Alegria do Saber – Vila Sanção

Reportagem: Bariloche Silva – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!