Publicidade
Informe Publicitário

1ª Cãominhada vacina 148 cães contra a raiva

Foto: Bruno Cecim

No último domingo, 12, a ONG Associação dos Amigos e Protetores dos Animais e do Meio Ambiente (Apama) realizou a 1ª Cãominhada contra a Leishmaniose em Parauapebas. A ação, que reuniu mais de 500 pessoas e seus cães, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses.

A iniciativa da “Cãominhada” surgiu da preocupação da Apama com a leishmaniose, doença infecciosa, mas não contagiosa e caracterizada por feridas na pele. De acordo com Byancka D´Lavor, representante da ONG, a doença chamou a atenção do grupo. “Fizemos um mapeamento de animais com leishmaniose e nos assustamos com número de casos. Também percebemos que a população carecia de informações a respeito da doença. Para conscientizar a população dos meios de tratamento decidimos fazer a Cãominhada”, disse Byancka.

Para o coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Mickaell Santos, o evento também foi uma oportunidade para mostrar um pouco do trabalho desenvolvido pela Vigilância em Saúde da Semsa. “Estamos monitorando e colocando armadilhas na cidade em possíveis locais de proliferação do vetor da leishmaniose. Fazemos a triagem e identificação da espécie”, conta Mickael.

Orientações sobre prevenção e informações sobre como identificar as características de cães doentes também foram repassadas à população no domingo. Atualmente, o Sistema Único de Saúde não disponibiliza tratamentos e/ou vacinas para leishmaniose, apenas a antirrábica.

Durante a 1ª Cãominhada, 148 animais foram vacinados contra a raiva.

Reportagem: Anderson George

Publicidade
Publicidade

Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing LTDA-ME
CNPJ: 05.200.883.0001-05 Parauapebas-Pará-Brasil
(94) 99121-9293 | (94) 981342558

Todos os direitos reservados © 2017 Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing Ltda-ME
Desenvolvimento Web: Agência Maktub

To Top
error: Reprodução proibida!