Publicidade

Aécio Neves lidera em nova pesquisa do Instituto Veritá

O candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) aparece com 6,4 pontos percentuais à frente da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), na contagem dos votos válidos, segndo pesquisa do Instituto Veritá, divulgada ontem. O mais recente levantamento que mostra as intenções de voto para o segundo turno das eleições para presidente foi encomendado pelo jornal “Hoje em Dia”, de Minas Gerais. Se a eleição fosse hoje, Aécio Neves teria 53,2% dos votos válidos no segundo turno, enquanto Dilma Rousseff teria 46,8%.

Considerando os votos totais, Aécio tem 47% das intenções de voto, contra 41,4% da atual presidente. Nesse cenário, indecisos somam 7,8% e eleitores que pretendem anular ou votar em branco são 3,7%.


Os eleitores também foram questionados sobre em qual candidato não votariam de forma alguma. Nesse quesito, Dilma Rousseff aparece como a mais rejeitada, com 46,1% das menções, enquanto Aécio Neves foi citado por 39,1%.

A pesquisa está registrada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-01144/2014. O Instituto Veritá tem sede em Minas Gerais, Estado onde Aécio foi governador por dois mandatos, e lidera as últimas pesquisas de intenção de voto.

Eleito
O instituto também perguntou quem os entrevistados acreditam que será eleito o próximo presidente da República, no próximo dia 26. Para 56% dos entrevistados, o senador tucano vencerá a disputa, enquanto 44% acreditam que a petista sairá vitoriosa.

O cálculo dos votos válidos é alcançado pela retirada dos votos em branco, nulos e os dos eleitores indecisos. Este é o método utilizado pela Justiça Eleitoral para chegar aos resultados oficiais da eleição. Será eleito em segundo turno o candidato que alcançar a maioria dos votos. No dia 9 deste mês, o instituto havia realizado pesquisa divulgada pelo site Brasil 247, que mostrava Aécio Neves com 54,8% das intenções de voto válidos, contra 45,2% de intenções de voto em Dilma.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu