Publicidade

Água tratada chega aos bairros Jardim Canadá e Beira Rio II

Um novo reservatório com capacidade de armazenamento para 2,5 milhões de litros de água foi entregue pelo prefeito Valmir Mariano na última terça-feira (9). Localizado no Bairro Jardim Canadá, o novo reservatório amplia o fornecimento de água tratada no município, beneficiando aproximadamente 14 mil pessoas dos bairros Jardim Canadá e Beira Rio II.

De acordo com representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), os locais nunca tiveram rede de água tratada. O Jardim Canadá, por exemplo, era atendido por meio de carro pipa, enquanto o Beira Rio II não recebia água do governo municipal. O Saaep iniciou a instalação das ligações domiciliares e hidrômetros nas residências. A rede de água que atende aos dois bairros faz parte do projeto de ampliação no fornecimento que iniciou em 2013, com a implantação de mais 6 mil ligações.


O planejamento do governo municipal é entregar seis reservatórios com a mesma capacidade de armazenamento. Até 2015, o prefeito anunciou que as Estações de Tratamento de Água (ETAs) serão ampliadas, com a produção diária, passando de 41 milhões de litros de água para 80 milhões, após esse repotenciamento do sistema. Serão ainda investidos R$ 15 milhões em projetos de água e esgotamento sanitário, recurso inédito no interior do Pará, oriundo do governo federal, via Ministério das Cidades.

“Até 2016, vamos solucionar definitivamente o problema de água no município. A implantação do sistema de esgoto do município é um grande desafio, mas uma obra de extrema importância que vai refletir diretamente na saúde da população. Nossas obras têm selo de qualidade, pois são feitas para as próximas gerações”, frisou o prefeito Valmir Mariano.

Segundo o titular do Saaep, Paulo Galdino, o próximo reservatório de 2,5 milhões será entregue aos moradores do Bairro Betânia e outros serão implantados no Parque dos Carajás, Nova Vida, São José e Complexo Caetanópolis. Mais cinco reservatórios com capacidade de 200 mil litros de água serão entregues. O primeiro já está beneficiando moradores da vila Paulo Fonteles. O próximo será entregue na Vila Sanção e em seguida nos bairros Parque das Nações, Céu Azul e Liberdade II.

Reportagem: Liliane Diniz / Foto: Anderson Souza

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu