Publicidade

Alegria e emoção marcam abertura da 9ª edição dos Jeec

A cerimônia de abertura da 9ª edição dos Jogos Escolares da Educação do Campo (Jeec 2014), ocorrida na manhã do último sábado (17), foi marcada por muita alegria e emoção. O evento, que contou com a participação de autoridades, alunos, professores e comunidade da zona rural do município, aconteceu na quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Vilhena, localizada na Vila Cedere I.

Os Jeec fazem parte do calendário escolar da educação do campo e são realizados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Setor de Educação do Campo. Este ano, o evento trouxe o tema “Educação do campo e Brasil juntos num só ritmo: Vibrar, torcer e aprender”.


Mais de 350 alunos-atletas das escolas do campo estão participando dos jogos, totalizando 12 escolas. A competição se realizará até o dia 20 de setembro, nas quadras das escolas Antônio Vilhena, Alegria do Saber e Crescendo na Prática.

Os alunos envolvidos nas competições são do 1º ano do 3º ciclo, 2º ano do 4º ciclo e da Educação de Jovens e Adultos (Eja), com faixa etária entre 12 e 17 anos. Os estudantes disputam diferentes modalidades esportivas, como futsal, voleibol, atletismo, xadrez e handebol. Os três primeiros colocados na competição participarão da 2ª fase dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPs), que acontecerá em outubro.

A secretária de Educação, Juliana de Souza, destacou em seu discurso de abertura a importância dos jogos para a comunidade escolar do campo. “O tema escolhido transmite o verdadeiro objetivo dos Jeec, que é interagir, vibrar, torcer e, acima de tudo, aprender com respeito e solidariedade”, enfatizou Juliana, parabenizando todos os atletas que estão participando do campeonato.

O atleta Gabriel Soares, 12 anos, da Escola 18 de Outubro, relata a alegria de participar pela primeira vez do evento esportivo: “Estou muito feliz de estar participando dos jogos, pois me preparei, treinei bastante, e espero ganhar e trazer esse título para a minha escola”, almeja o estudante.

A cerimônia de abertura contou ainda com apresentação do grupo de Dança Ginástica Rítmica, composto por alunas da Escola Crescendo na Prática. Alunos da Escola Antônio Vilhena também apresentaram ao público a mascote da Copa do Mundo 2014, “Passinho do Fuleco”. As apresentações foram realizadas sob a coordenação dos professores de Educação Física.

José Filho, coordenador de Educação Física do Campo, declara que a abertura dos jogos já superou suas expectativas. “É uma grande alegria participar da organização de mais uma edição dos Jeec”, concluiu o professor.

Reportagem e foto: Luzandra Vilhena

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu