Publicidade

Alunos de escolas indígenas recebem uniforme e kit escolar

Com festa, danças típicas e muita alegria, pais e alunos das escolas municipais indígenas Xikrin, celebraram o recebimentos dos uniformes e kits escolares. A cerimônia de entrega do material, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, aconteceu durante a última quarta-feira (28).

Mais de 600 alunos das escolas Bep-Tum Xikrin, Aldeia Ôôdjã; Bep-Karoti Xikrin, aldeia Cateté; e Moikô Xikrin, aldeia DjuDjekô, foram beneficiados com o kit, o mais completo já entregue no município. A cerimônia de entrega foi marcada também pela execução dos Hinos Nacional e de Parauapebas na língua materna do povo Xikrin.


A secretária de Educação, Juliana de Souza, em seu discurso, falou sobre a importância do uniforme e do kit escolar para a melhoria da aprendizagem dos alunos. “O uniforme e o kit são para favorecer o processo de ensino dos professores e, consequentemente, ajudar na melhoria da aprendizagem dos alunos. Não basta estar na escola, é preciso aprender. Os itens entregues contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem”, destaca a secretária.

A estudante Ir-Nheet Xicrin, 11 anos, aluna do 4º ano da Escola Bep-Tum Xicrin, demonstrou satisfação ao receber seu kit. “Estou muito feliz. O uniforme é lindo e o kit tem muita coisa, até mochila. Antes, eu ia para escola com o caderno na mão, agora ele vou levar guardadinho na mochila”, declarou a aluna.

O professor Geanio Brito, coordenador do Progama Mais Educação na Escola Bep-Karoti Xikrin, relatou o quanto a entrega do material irá facilitar seu trabalho. “É maravilhoso ver nossos alunos uniformizados e com tudo que precisam para aprenderem mais. Agora posso desenvolver melhor todas as atividades pedagógicas”, concluiu o docente enfatizando o quanto é bom ver a felicidade estapanda no rosto dos estudantes e agradecendo a gestão municipal pelo compromisso com a educação.

Composição dos kits

Cadernos brochurão ou universitário, caderno de desenho, borrachas, apontadores, caixa de lápis de cor, tesoura sem ponta, lápis, canetas, régua e mochila, além de camisa e calça ou saia; camisa regata e bermuda ou short-saiapara educação física; dois pares de meia e um par de tênis.

Os kits destinados aos alunos da educação infantil é acrescido de giz de cera, canetinha hidrográfica, cola, tinta guache e massa de modelar; e os dos ciclos finais de transferidor e esquadro.

Reportagem: Luzandra Vilhena
Foto: Anderson Souza

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu