Publicidade

Alunos de escolas públicas municipais garantem vaga no Projeto Escola Modelo

Depois de passarem por um processo seletivo, realizado em dezembro de 2013, oitenta alunos oriundos de escolas públicas municipais garantiram vaga no Projeto Escola Modelo da Fundação Vale.
A aula inaugural do Projeto ocorreu na manhã da última terça-feira (4), no auditório do Colégio Amazon e contou com a participação de todos os estudantes selecionados, familiares, professores, da Secretária Municipal de Educação, Juliana de Souza e representantes da Vale.

O Projeto Escola Modelo é voltado para alunos concluintes da 8ª série/ 9º ano da rede pública municipal de ensino e visa oferecer o ensino médio e, ao mesmo tempo, oportunidades de acesso à formação profissional por meio de cursos técnicos, além da inserção dos jovens no mercado de trabalho.


Participaram do Processo seletivo em Parauapebas 1.300 alunos e dentre os oitenta aprovados está José Guilherme Melo Silva, 14 anos, aluno da escola João Prudêncio de Brito. Para Guilherme sua aprovação só foi possível por ter recebido ensino público de qualidade. “Tive bons professores e com eles aprendi muito, além do mais, a escola ofertou cursinho intensivo preparatório para a prova da Escola Modelo”, informa Guilherme.
Segundo Ana Paula Melo, mãe de José Guilherme, escola e família devem trabalhar juntas no processo educacional para obterem melhores resultados. “Sempre fui parceira da escola no processo de ensino e aprendizagem do meu filho e encontrei professores dedicados e comprometidos. O resultado dessa parceria tem sido muito bom, a prova é o ótimo desempenho dele na avaliação”, orgulha-se Ana.

A Secretária Municipal de Educação, Juliana de Souza, aproveitou a oportunidade da aula inaugural para parabenizar os alunos pela aprovação, os pais pela contribuição na vida escolar dos filhos, a Vale pela parceria e, ainda, aconselhou os alunos: “Esta é uma das muitas vitórias da vida de vocês, continuem firmes para que depois de cursarem o ensino médio, paralelo ao técnico, vocês possam ir mais longe e ingressarem em uma faculdade”.
As escolas municipais que mais aprovaram alunos no processo seletivo foram: Chico Mendes e Plácido de Castro (ambas 10 alunos), João Prudêncio de Brito (9 alunos) e Eduardo Angelim e Terezinha de Jesus (ambas 6 alunos).

Funcionamento do Projeto
No ano de 2014 os alunos cursarão o primeiro ano do ensino médio, e em 2015 e 2016 quando estiverem cursando o segundo e o terceiro ano do ensino médio, respectivamente, cursarão também o Curso Técnico de Nível Médio, de acordo com o Eixo Técnico Controle e Processos Industriais.

Reportagem: Luzandra Vilhena / Foto: Messania Cardoso

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu