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Educação

Alunos do campus Parauapebas do IFPA são premiados em Feira de Ciência e Tecnologia

Dois dos cinco projetos apresentados pelo campus Parauapebas foram premiados na competição.

No último sábado (28), o campus Parauapebas do Instituto Federal do Pará (IFPA) sediou a primeira edição da Feira Municipal de Ciência e Tecnologia, realizada pela Prefeitura Municipal de Parauapebas (PMP) por meio da Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect). O evento integra a programação da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) em todo País. Dois dos cinco projetos apresentados pelo campus Parauapebas foram premiados na competição.

Durante todo o dia de atividade, mais de 400 pessoas visitaram a exposição de trabalhos e experimentos desenvolvidos por docentes e alunos de instituições públicas e particulares do município. Para o secretário Flávio Ribeiro Veras, da SEMMECT, “este é o primeiro passo dado para promover novas edições da feira que visa estimular a produção científica e a inovação em Parauapebas, trazendo novos horizontes para popularização da ciência”, disse.

A participação do campus Parauapebas foi marcada pela exposição dos trabalhos “Sistema sonoro de alarme de emergência integrado ao protetor auricular para locais de elevada poluição sonora”, orientado pelos docentes Vanessa Moura e Francisco Serpa; “inclusão digital em robótica para estudantes da rede pública municipal de Parauapebas”, sob orientação do docente Hélio Bentzen; e dos trabalhos “chocadeira de temperatura controlada”, “jogos para aprendizado de eletricidade básica” e “luminária de jardim embutida”, orientados pela docente e diretora de ensino Thabatta Araújo.

No momento da premiação dos melhores trabalhos, dois experimentos de alunos e docentes do IFPA foram consagrados vencedores. Em 1º lugar, o projeto “luminária de jardim embutida”, apresentado pelo aluno Elione Costa, levou um troféu e cheque no valor de R$ 500. Já em 2º lugar, a aluna Tatyanne Ribeiro, representando a equipe, recebeu o troféu e um cheque no valor de R$ 300. O prêmio de 3º lugar foi para a escola estadual Janela para o Mundo, do bairro Cidade Jardim.

Para a aluna Tatyanne Ribeiro, receber este prêmio é um incentivo para continuar em busca da qualificação. “O projeto é resultado dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e propõe minimizar os impactos que os trabalhadores estão sujeitos em ambientes com ruído excessivo, então, demonstra a necessidade permanente de melhorar os processos industriais, é uma imensa satisfação ganhar o prêmio representando a equipe que realizou o protótipo”, declarou.

Rubens Chaves Rodrigues, diretor-geral do campus, parabenizou os alunos e docentes vencedores e contou que “prêmios como este são motivações para toda instituição em propor soluções e estimular o conhecimento científicos e, sobretudo, a inovação em nosso município”.
Agora, os projetos vencedores irão participar da Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí, onde terão a oportunidade de expor os trabalhos para a comunidade científica de todo Estado.

SOBRE A SNCT

Estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Este ano, o evento foi realizado entre os dias 23 e 29 de outubro.

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

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