Publicidade
Educação

Alunos do IFPA Parauapebas conquistam prêmio em evento internacional

Alunos do campus Parauapebas do Instituto Federal do Pará (IFPA) receberam, na última sexta-feira (2), o Prêmio de Destaque durante a cerimônia de encerramento da VIII Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí (MCTEA), realizada no município de Abaetetuba (PA).

O projeto, intitulado “Sistema sonoro de alarme de emergência integrado ao protetor auricular para locais de elevada poluição sonora”, orientado pelos docentes Vanessa Moura e Francisco Serpa, foi apresentado pelo aluno Gabriel Sales de Sousa, que representou a equipe composta, ainda, pelos alunos Raphael Lopes de Carvalho Barbosa e Tatyanne Ribeiro de Sousa, do curso técnico subsequente em Eletroeletrônica.

O protótipo teve início em sala de aula, durante as disciplinas ministradas pelos dois orientadores, e foi desenvolvido pelos alunos e docentes como forma de projeto integrador, que são projetos que tem por objetivo integrar os conhecimentos do mesmo ano letivo, promovendo o desenvolvimento de competências, como a capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pelo mundo do trabalho e pelo desenvolvimento tecnológico.

Para o diretor-geral do campus Parauapebas do IFPA, Rubens Chaves Rodrigues, “o prêmio é um grande reconhecimento do trabalho comprometido realizado pelos docentes e alunos da instituição, que prezam sempre por buscar soluções inovadoras que contribuam com o desenvolvimento da sociedade”, disse.

De acordo com Vanessa Moura, uma das orientadoras, “o projeto é um embrião que ainda está em processo de melhoramento, mas pode ser aplicado a industrias que tenham ruídos acima dos 80 dB e tem o objetivo de evitar acidentes de trabalho nestes ambientes, sendo possível ser replicado em larga escala como um equipamento de segurança de trabalho (EPI), embora ainda necessite de testes in loco”, considerou.

Sobre a receptividade durante a MCTEA, a docente disse que o público do evento se demonstrou interessado em conhecer detalhes sobre a elaboração do protótipo. A curiosidade aguçada no público fez, inclusive, com que o estudante Gabriel, que apresentou o projeto, conquistasse maior segurança e acreditasse no potencial do trabalho.

Gabriel Sales de Sousa, aluno-líder que apresentou o experimento na MCTEA, afirmou que receber o prêmio é “muito gratificante, é uma motivação para continuar em busca de qualificação”. A participação na MCTEA também trouxe vivências inesquecíveis para Gabriel. “Apresentar o trabalho como expositor do evento foi uma oportunidade de ter contato com diversos públicos, sendo necessário adequar a linguagem técnica para os visitantes e, também, conheci projetos interessantes produzidos pelos pesquisadores; foram muitas novidades, a feira foi um grande incentivo”, disse.

Anteriormente, o projeto desenvolvido pelos alunos conquistou o 2º Lugar durante a I Feira Municipal de Ciência e Tecnologia, realizada pela Prefeitura Municipal de Parauapebas (PMP) por meio da Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect).

Além do projeto ganhador do Prêmio de Destaque da MCTEA, o campus Parauapebas do IFPA também participou do evento com a apresentação do projeto “Luminária de jardim embutida”, do aluno Elione Costa. Na ocasião, os alunos criadores do experimento prático foram convidados a participar da MCTEA, onde tiveram a oportunidade de expor os trabalhos para a comunidade científica de todo Estado.

Publicidade

Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing LTDA-ME
CNPJ: 05.200.883.0001-05 Parauapebas-Pará-Brasil
(94) 99121-9293 | (94) 981342558

Todos os direitos reservados © 2017 Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing Ltda-ME
Desenvolvimento Web: Agência Maktub

To Top
error: Reprodução proibida!