Publicidade

Assuntos debatidos nesta semana na Câmara Municipal de Parauapebas

Duas indicações, solicitando melhorias para o Bairro Nova Morada, foram aprovadas durante a Sessão Ordinária dessa terça-feira, 5, da Câmara Municipal de Parauapebas. Ambas são de autoria de vereador Odilon Rocha (SDD).
Na proposição Nº 111/2014, dirigida ao prefeito Valmir Mariano (PSD), o parlamentar refere-se a urgente necessidade de implantação de rede de esgoto, instalação de rede de energia elétrica e asfaltamentos nas ruas do referido Bairro. Segundo Odilon a ruas do local estão intrafegáveis e os moradores tem recorrido a gambiarras para ter energia em casa, além disso, quando chove as águas invadem as casas porque não existe rede de esgoto. “Sabemos que a demanda no município é muito grande, mas não entendemos porque os bairros recém-criados são os mais esquecidos pelo poder público. Se o município aceita pacificamente que áreas, mesmo com irregularidades em sua topográfica sejam ocupadas, cabe a ele o ônus de arcar com os benefícios para dar uma vida digna aos seus moradores” ressaltou.
Já na Indicação Nº 112/2014, Odilon Rocha solicita a Mesa Diretora da Câmara que envie ofício para Rede CELPA, pedindo explicações a respeito da falta de instalação de energia elétrica no Bairro Morada Nova. Segundo o vereador vários ofícios foram enviados a Companhia pedindo explicações, mas não houve resposta. “Entendemos que um pedido de explicações formal, aprovado por essa Casa de Leis, fará com que obtenhamos as respostas necessárias para dirimir as dúvidas e tomas as decisões necessárias ao bom andamento do setor elétrico neste município, explicou”.

Zona Rural
Ivanaldo Braz (SDD) também demonstrou preocupação com a infraestrutura no município e apresentou o Requerimento Nº 037/2014 solicitando a restauração da estrada rural, no trecho que liga a localidade denominada Placa a Balsa do Rio Itacaiúnas.
De acordo com o parlamentar, “o local está em condições precárias, causando sérios transtornos aos usuários, necessitando de um reparo urgente, principalmente por tratar-se de rota escolar”.


Detran
A criação de um espaço público destinado à realização dos testes para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ministrados pelo DETRAN, em convênio com a prefeitura, foi pedida por Charles Borges (SDD) ao prefeito Valmir Mariano por meio do Requerimento Nº 038/2014.
Atualmente as aulas e os testes para obtenção da CNH são realizados nos arredores do Ginásio Poliesportivo, no Bairro Beira Rio II. Ao justificar o pedido, o vereador relatou que é intensa a movimentação de alunos e veículos no local, causando congestionamentos e acidentes.

Asfaltamento
José Arenes (PT) apresentou a Indicação Nº 108/2014, na qual pede ações de recuperação asfáltica em toda a Avenida Bom Jardim, bem como a instalação de redutores de velocidade, implantação de iluminação pública ornamental, vias de acesso a pedestre e instalação de sinalização de trânsito horizontal e vertical. A propositura foi dirigida ao prefeito Valmir Mariano, ao secretário municipal de obras, Raimundo Queiroga e ao secretário municipal de defesa social, Hipólito Gomes.
Arenes relatou que a Avenida Bom Jesus é uma das principais vias de acesso ao conjunto de bairros da região da VS 10, que compõem o Complexo da Paz e funciona como escoadouro do trânsito no local, necessitando portanto da atenção do poder público.

Escolas
A construção de uma escola de educação infantil no Bairro Vila Rica foi solicitada ao prefeito Valmir Mariano por Major da Mactra (PSDB), por meio da Indicação Nº 109/2013, para atender as crianças da região. “Tendo em vista que a educação infantil é uma obrigação do município” informou.
O vereador apresentou também a Indicação Nº 110/2014, na qual pede a ampliação e a reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eunice Moreira. Segundo Major, a unidade de ensino atende aos Bairros Tropical, Vila Rica, Casas populares, entre outros. “Assim sendo, a referida escola atende a uma alta demanda de alunos, havendo necessidade urgente de ampliação e reforma”, relatou.

Reportagem – Nayara Cristina/ASCOM-CMP

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu