Banner Educar


Autoridades debatem a implantação da terceira entrância em Parauapebas

Autoridades debatem a implantação da terceira entrância em Parauapebas

Na tarde do domingo (10), o Fórum de Parauapebas foi palco de um importante debate. Os prefeitos de Parauapebas, Darci Lermen (PMDB), de Curionópolis, Adonei Aguiar (DEM), os deputados estaduais, Gesmar Costa (PSD) e Márcio Miranda (DEM), além de vereadores, representantes do Ministério Público, defensoria pública e advogados estiveram presentes.

O tema da reunião foi a elevação da comarca de Parauapebas à terceira entrância, na qual as pendências judiciais que são alvos de recursos sejam apreciadas no município, tornando assim os serviços jurídicos mais rápidos e com menos custos para os demandantes.

A reunião foi articulada pelo deputado Gesmar Costa, que trouxe o presidente da Assembleia Legislativa, Márcio Miranda para ver de perto as demandas jurídicas de Parauapebas e região. Em entrevista, Gesmar disse que o momento é de o município exercer seu papel de liderança regional. “Primeiramente conversei com membros do Poder Judiciário para saber a real necessidade, da demanda e depois passei a situação para o presidente da Assembleia Legislativa, Márcio Miranda para que essa pretensão possa contar com o seu apoio. O próximo passo é a classe elaborar uma proposta consensual de projeto de lei para que possa ser aprovado rapidamente para a criação da terceira entrância”.

Parauapebas hoje tem o segundo maior PIB do Estado e uma das maiores demandas do Judiciário. Como há estudos para a criação de uma comarca de terceira entrância e havia rumores que Ananindeua poderia ser contemplada, o deputado se adiantou para que o município tenha essa oportunidade, “veja bem, pela grandeza, pela pujança da sua atividade econômica e pela real necessidade, Parauapebas preenche todos os requisitos, Ananindeua é uma grande cidade, mas pela sua proximidade como Belém, essa não é uma necessidade premente, como é o caso de Parauapebas”, disse Gesmar.

Por seu turno, Márcio Miranda, afirmou que todos os esforços do Poder Legislativo serão feitos no sentido de aprovar essa iniciativa. “Não há dúvida que Parauapebas é uma cidade polo na região e que a instalação dessa entrância dará celeridade aos processos”.

Darci Lermen, afirmou que todo o seu governo está à disposição para que ações de melhorias em todas as esferas possam chegar em Parauapebas, beneficiando assim os populares. “Estamos juntos em mais essa batalha e todos de nosso governo estão à disposição para cooperar”, disse.

Estima-se que na microrregião que compõe o corredor do minério (Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás) resida uma população de quase 600 mil habitantes que seria beneficiada com a implantação de uma terceira entrância.

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!