Banner Educar


Campanha de doação de sangue atinge meta esperada em Parauapebas

Campanha de doação de sangue atinge meta esperada em Parauapebas

Contando com comparecimento de 392 candidatos a doadores, destes 38 inaptos a doar, a campanha de doação de sangue realizada pela Agência Transfusional de Parauapebas conseguiu atingir a meta esperada, coletando 354 bolsas de tipos sanguíneos diversos; 294 delas colhidas no sábado (27) e apenas 60 no domingo (28).

A ação, ocorrida durante todo o dia de sábado e na manhã de domingo, contou com a beneficência de diversos grupos de doadores, entre eles, agentes de trânsito, grupos religiosos, empregados de empresas e ainda de doadores individuais.

As informações são da coordenadora da agência em Parauapebas, a biomédica, Aline Amorim, que comemora ter alcançado a meta mais uma vez. “A sociedade sempre tem atendido o chamado da agência e contribuído em salvar vidas de pessoas que necessitarão deste sangue”, agradece Aline, dando conta de que aproximadamente 200 bolsas são usadas por mês na rede de saúde pública de Parauapebas sendo a grande maioria para socorrer pessoas vítimas de violência, quer seja no trânsito ou por armas diversas.

As bolsas coletadas são agora levadas para o HEMOPA, em Marabá, onde passarão por exames mais detalhados podendo algumas ainda ser descartadas de uso; as aptas a serem usadas em pacientes ficam lá armazenas e são distribuídas para a região de acordo com a necessidade.

Ainda segundo Aline Amorim, para suprir a demanda do Município, deve ocorrer, ainda este ano, pelo menos mais uma campanha de coleta possivelmente no segundo semestre. Mas ela enfatiza a necessidade da implantação de um NÚCLEO DE COLETA em Parauapebas para que se tenha mais autonomia na realização das campanhas de acordo com a demanda.

 

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde de Parauapebas, Dr. Francisco Cordeiro, a campanha foi um sucesso e a população fez sua parte. “Fico feliz pela população ter atendido nosso convite e percebido a importância da doação de sangue, afinal, com esse gesto nobre, várias pessoas poderão ser salvas”, enfatizou.

Quem também fez questão de participar da campanha foi o prefeito Darci Lermen, que na oportunidade comentou sobre a importância da doação. “Nosso povo mais uma vez se mostrou preocupado com o próximo e compareceu em peso nessa importante campanha. Estamos trabalhando para que as doações sejam feitas diretamente em Parauapebas e sem necessidade de campanhas, afinal, doar sangue é doar vida”, disse o gestor.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!