Publicidade

Central de Controle de Operações comemora um ano combatendo a criminalidade

Parauapebas conta com um dos centros de videomonitoramento eletrônico mais modernos do Estado do Pará e completou no último dia 19 seu primeiro ano de instalação na cidade.

Um encontro foi realizado na manhã desta segunda-feira, 23, no Quartel de Polícia Militar, onde a Central de Controle de Operações (CCO) está instalada contando com a presença do prefeito, Valmir Mariano; titular da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), Hipólito Gomes; presidente da Câmara Municipal, Josineto Feitosa; Tenente-coronel, Sandro Queiroz; grande parte do secretariado municipal e população em geral.
Na ocasião, vários vídeos foram exibidos mostrando a criminalidade, acidentes e cenas de vandalismo no município e como a rapidez do Sistema Operacional pode salvar vidas e punir meliantes.
“A impunidade, o sistema prisional deficiente, a falta de qualificação, falta de emprego, dentre outras coisas acabam por viabilizar a crescente criminalidade em todo país e também em Parauapebas. O desafio de segurança no nosso município é muito grande, mas enxergar o cenário que está se desenhando nos faz acreditar que teremos dias melhores”, destacou Hipólito Gomes, secretário da Semsi.

Saraiva publicidade

Há apenas seis meses à frente da pasta, Hipólito Gomes enumerou as conquistas alcançadas e desafios para um futuro próximo. “Fico feliz por participar de um governo tem olhando em todas as óticas, e que principalmente tem dado a importância devida à segurança pública, pois sabemos a sua complexidade. Podemos citar várias ações desde governo, algumas em parceria com o Estado, que nos traz a tranquilidade de uma cidade mais segura, por exemplo, a criação da Semsi, aprovação da lei de transportes, concurso da implantação da guarda municipal e a restruturação do Departamento de Trânsito e Transporte (DMTT)”, detalhou o secretário acrescentando que o sistema 190, atualmente depende de Marabá será uma realidade no município dentro de poucas semanas.

Inicialmente foram instaladas 30 câmeras de alta resolução espalhadas em pontos estratégicos e posteriormente mais 65. De acordo com Hipólito, o próximo passo é levar esse sistema para dentro dos pátios das escolas e aliar segurança com educação.
“Logo mais estaremos implantando o programa Sou do Bem, que baseia-se em premiar as boas práticas da população”, anunciou.

“Muito embora a segurança não seja uma responsabilidade do governo municipal, não medimos esforços para contribuir com o governo do Estado e deixar nossa população segura”, completou Valmir Mariano.

Reportagem: Stéfani Ribeiro – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

 

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu