Publicidade

Cerca de quatro mil pessoas passam a receber água na torneira

 

Uma destas pessoas é a dona de casa, Maria do Socorro Silva; ele relata que em todos os 16 anos que mora naquele local, Bairro Liberdade, nunca teve água tratada e a ausência do serviço obrigou a abrir um poço comum para suprir as necessidades.

Saraiva publicidade

“Esperei todos esses anos, e agora fico feliz por esta vitória”, comemora Maria do Socorro, prevendo a queda no valor de sua conta de energia já que deixará de usar a bomba para encher a caixa d’agua.

E resumiu: “Este governo tá começando bem, espero que a cada dia melhore mais.”

A ação, de acordo com o gestor do SAAEP (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas), Gesmar Costa, trata-se apenas de parte da solução dos problemas enfrentados no abastecimento de água no município. “Ainda não estamos satisfeitos, e só ficaremos quando todas as casas receberem água tratada e em abundancia”, diz Gesmar, mensurando ser esta uma pequena ação diante do que ele chama de grande desafio.

Gesmar dá ainda a boa noticia que até o dia 10 de Maio as áreas que já possui ligações de água deverá ter o fornecimento de água suficiente para os moradores, e depois partirá para os bairros chamados secos, que compõem o complexo Caetanópolis.

A ação – Concluída na terça-feira, 23, a etapa contemplou 993 casas no Bairro Liberdade que antes eram abastecidas por caminhões pipas o que, segundo Gesmar Costa, irá potencializar o abastecimento do complexo Caetanópolis; bairros previsto para até o meado deste ano, 2013, estar coberto pelo total abastecimento de água.

Gesmar faz a conta de que a média Brasil de consumo de água por pessoa seja de 150 litros/dia, mas leva em conta que em Parauapebas, por ainda se ter a cultura de lavar carros e calçadas, dobra o gasto médio saltando para 300 litros/dia por pessoa.

“Com isto pode se dizer que pelo menos 300 mil litros de água deixa de ser transportada por carro pipa aqui no Liberdade”, mensura Gesmar.

Reportagem: Francesco Costa / Portal Pebinha de Açúcar

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu