Publicidade

CFEM 4%: Políticos, populares e entidades se mobilizam em Parauapebas e Brasília

Parauapebas, Canaã dos Carajás e diversos outros municípios mineradores estão realizando manifestações em várias partes do Brasil para pressionar que parlamentares votem favoráveis à MP 789/2017

Mobilização em Brasília


Brasília amanheceu bastante movimentada nesta terça-feira (21). A mobilização iniciou a todo vapor no dia em que a elevação da Cfem deverá ser votada no Congresso Nacional. Representantes do Pará, Minas Gerais, Maranhão, Rio de Janeiro, Goiás e outros Estados minerários estão na Capital Federal para pressionar os parlamentares a aprovar a MP 789/2017. Parauapebas, como um dos maiores produtores de minério do planeta, não poderia fugir dessa luta, que perdura mais de 30 anos e que poderá ter resultado histórico em caso de aprovação da matéria.

O prefeito Darci Lermen, vereadores de Parauapebas, lideranças sociais do município se uniram às caravanas dos demais estados e estão sendo destaque na luta. Toda a bancada federal do Pará, na Câmara e no Senado, já se comprometeu em aprovar a Cfem. Uma luta gigante, que precisa do envolvimento da população de todos os municípios explorados por empresas mineradoras; que precisa do envolvimento do povo parauapebense, que sempre foi muito guerreiro e batalhador.

 

 

Mobilização em Parauapebas

Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (21) que populares começaram a chegar na portaria de acesso à Carajás para participar da manifestação em defesa dos recursos naturais e pela aprovação, no Congresso Nacional, das três medidas provisórias que modificam a legislação minerária brasileira, especialmente a MP nº 789/2017, que eleva a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) de 2% para 4%, com a alíquota sendo cobrada sobre o valor bruto e não mais sobre o líquido, o que implica em maior repasse para os municípios impactados pela exploração mineral.

 

Outra mobilização está acontecendo na frente da Estação Ferroviária de Parauapebas, localizada na Palmares Sul.

 

As equipes de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar estão acompanhando todas as movimentações e dentro de instantes trará mais atualizações.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu