Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Chifres tomam conta de Marabá e região

Calma! Não é isso que você está pensando!
Mas é, sim: o pasto avança e os chifres se firmam no município de Marabá, tornando o município uma das mais importantes praças de gado bovino do Brasil.

De acordo com a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na última quinta-feira (8), Marabá possui rebanho bovino de 900 mil cabeças.

Entre 2013 e 2014, o município avançou da 14ª para a oitava colocação na lista dos maiores rebanhos do país. Com base na PPM, cujos dados são referentes a 2014, existem três bois e meio para cada marabaense. Ou seja, são três pares de chifre e meio “per capita” (por cabeça).

Outro importante centro “chifreiro” paraense é Novo Repartimento, cujo rebanho chega a 959 mil cabeças, porém deve ser superado pelo rebanho de Marabá nos próximos dois anos. Por lá, são, proporcionalmente, 14 bois (ou vacas) para cada morador.

Ainda assim, está em São Félix do Xingu, aqui também no Pará, a maior quantidade de chifres do Brasil: 2.213.310 bois e vacas no pasto. A proporção é de 20 pares de chifres para cada habitante. Haja pasto, em São Félix, para tanta emoção!

Reportagem: André Santos – Colaborador do Portal Pebinha de Açúcar

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário