Banner Educar


Chuva forte causa prejuízos em Parauapebas

Chuva forte causa prejuízos em Parauapebas

Mais uma vez uma forte chuva que caiu em Parauapebas na manhã desta quinta-feira (17 de outubro de 2013), causou prejuízos para vários populares em alguns bairros de Parauapebas.

Ruas foram alagadas, casas foram invadidas pelo grande volume de água e muitos populares ainda contabilizam os prejuízos. Tudo isso foi constatado por nossa equipe de reportagem que circulou por vários bairros do município durante e após a chuva.

Os bairros periféricos que não contam com sistema de esgoto e sistema pluvial foram os mais afetados.

“Bocas de lobo” entupidas
Um dos principais problemas enfrentados em dias de chuva pelos parauapebenses está ligado ao grande número de “boca de lobo” (proteção de bueiros geralmente de formas paralelogramas e regulares, mas que também podem ser redondas além de outras formas. Funciona como uma tampa e proteção para o bueiro), que são entupidas por falta de conscientização dos próprios moradores que jogam lixos diversos em vias públicas, e isso acaba trazendo vários transtornos para a cidade.
De acordo com a Equipe Operacional do Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP), funcionários públicos trabalham fazendo a limpeza destas áreas diariamente, porém, a população precisa se policiar mais para que os problemas em dias de chuva sejam evitados.

Falta de energia
No momento e após a chuva, vários bairros de Parauapebas tiveram o fornecimento de energia interrompido, segundo funcionários da Rede Celpa, o principal motivo foi o forte vento que danificou algumas fiações e até mesmo derrubou um poste no bairro Cidade Jardim, deixando assim os populares ainda mais apreensíveis.

Reportagem: Bariloche Silva – Da redação do Pebinha de Açúcar / Foto: Rodolfo Lira Leitão

 

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!