Publicidade

Circuito Cultural proporciona conhecimento aos alunos da rede municipal

Uma parceria firmada entre o Sindicato dos Produtores Rurais (Siproduz) e a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem possibilitado, anualmente, a realização do Circuito Cultural, envolvendo estudantes da rede municipal de ensino durante a Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP).

Até sexta-feira (5), devem passar pelo Parque de Exposições “Lázaro de Deus Vieira Neto” mais de mil estudantes. Eles têm aula diferenciada nas dependências do parque, com direito a visita às baias de animais, à minifazenda da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), ao museu móvel do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e ao estande da mineradora Vale. Além de participarem da 1ª Feira do Livro, grande novidade da FAP 2014, os estudantes receberam palestras ministradas por autores, escritores e poetas renomados.

Saraiva publicidade

Na quarta-feira (3), os estudantes dos 1º e 2º ciclos das escolas Paulo Fonteles, Primavera, Eunice Moreira, Jean Piaget e Eduardo Angelim participaram do circuito. As cinco turmas se revezaram nas visitas aos estandes e ficaram mais de uma hora ouvindo atentamente explicações de guias e observando os animais. Ao final da atividade, participaram da palestra “Quem quer brincar comigo?”, ministrada pelo escritor, músico e jornalista cearense Tino Freitas.

Para a professora Regineuda de Fátima Dourado, da Escola Eunice Moreira, sua turma do 1º ano teve uma oportunidade ímpar. “Em sala de aula, nem sempre é possível unir teoria e prática. Aqui, ao ar livre, os alunos podem observar vários dos conteúdos estudados na escola”, explica a educadora.
A aluna Ana Luiza Reis, 7 anos, afirma ter aprendido bastante durante a visita. “Foi maravilhoso conhecer de perto os animais, saber mais sobre algumas plantas e ouvir as histórias do escritor. Ele é muito engraçado e tem umas histórias legais, que vou contar as minhas amigas”, confidencia Luiza, com um largo sorriso estampado no rosto.

INCENTIVO À LEITURA
A secretária municipal de Educação, Juliana de Souza, acompanhou o grupo de alunos durante o Circuito. “É muito gratificante podermos proporcionar essa vivência aos nossos alunos. Este ano, eles recebem um presente especial: o contato com escritores participantes da Feira do Livro”, declara a secretária.
“É nítido como os estudantes se envolveram do início ao fim da palestra e saíram daqui encantados com o mundo mágico construído pela literatura”, enfatiza Juliana, ressaltando que a feira reforça o trabalho de incentivo à leitura que vem sendo realizado em todas as escolas da rede municipal de ensino, com o Projeto Comunidade de Leitores e outras ações voltadas para tal finalidade.

PROPOSTA LÚDICA
O escritor Tino Freitas contou, cantou e encantou as crianças com seu estilo irreverente e lúdico. “A feira me proporcionou uma oportunidade única de encontrar-me com leitores, futuros leitores e apresentar um pouco do meu trabalho. Com as crianças eu me diverti muito, nos divertimos juntos, pois minha proposta é que o livro venha, primeiramente, com função lúdica, uma coisa gostosa, e foi isso que aconteceu”.
Tino Freitas revelou ainda seu desejo de estar presente às próximas edições da FAP e dar continuidade ao trabalho que fez com que os estudantes se prendessem a ele e aprendessem que ler é um passo importante para formação e exercício da cidadania.

Reportagem e foto: Messania Cardoso

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu