Publicidade

Coletiva com Secretários de Saúde e Educação de Parauapebas

Durante a manhã desta sexta-feira (26) a Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Prefeitura de Parauapebas convidou jornalistas locais e realizou uma entrevista coletiva que contou com as participações do Secretário Municipal de Saúde Rômulo Pereira, Secretária Municipal de Educação Juliana Souza e do Procurador Geral do Município Marcones Santos. O objetivo da entrevista foi de atender as demandas de imprensa sobre assuntos institucionais do Governo Valmir Mariano (PSD)

Durante a entrevista, vários assuntos foram questionados aos representantes do governo pelos jornalistas. Um dos assuntos mais citados foi sobre as duas Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs), instauradas por cinco vereadores do grupo de oposição ao atual prefeito de Parauapebas para investigar supostas irregularidades nas Secretarias de Saúde e Educação.


CPI da Saúde
O Secretário de Saúde Rômulo Pereira, afirmou que a compra dos contraceptivos no valor superior a R$ 7 milhões, (principal motivo da instauração da CPI da Saúde) foi toda realizada de acordo com a lei, inclusive a compra foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde na Gestão 2012/2013. “Desde 2013 todas as ações feitas pela Secretaria Municipal de Saúde são realizadas de acordo com a lei, inclusive informamos todos os gastos e ações ao Conselho Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores, Portal da Transparência e a todos que tenham interesse. Em nossa gestão que iniciou em 2013 já avançamos muito na saúde de Parauapebas e vamos continuar avançando, afinal, o prefeito Valmir Mariano tem um compromisso com a nossa gente e vamos continuar avançando na saúde e em outras áreas”, destacou Rômulo.

Polícia Federal na SEMED
A visita da Polícia Federal nas dependências da Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas (SEMED), também foi alvo das perguntas dos jornalistas. Por sua vez, a titular da pasta, Professora Juliana Souza, afirmou que o assunto transporte escolar foi resolvido pela prefeitura. “Através de uma determinação do prefeito Valmir Mariano resolvemos comprar mais de 100 ônibus modernos que atendem perfeitamente as nossas crianças e até mesmo alunos do ensino médio através de uma parceria com o Governo do Pará. Sobre a visita da Polícia Federal, eles estão fazendo o trabalho deles, receberam uma denúncia e vieram investigar. Nós abrimos as portas da SEMED e entregamos todos os documentos solicitados e estamos facilitando as investigações, afinal não temos nada a temer”, disse Juliana.

Reforma de escolas
A Secretária de Educação Juliana Souza foi questionada também pelos jornalistas sobre a reforma de escolas que estão sendo feitas com a presença de alunos em áreas do estabelecimento de ensino. Perguntada o motivo de não realizar as reformas em período de férias, Juliana disse: “Atualmente 16 escolas da rede municipal de ensino estão em reforma. Antes de iniciar, pensamos nessa hipótese de realizar as reformas no período das férias, porém isso ficou inviável tendo em vista que as escolas passam por reformas geral com o objetivo de se adequarem ao novo modelo que implantamos com o objetivo de dar mais comodidade aos alunos e servidores públicos”, ressaltou.

Falta de vacinas
Sobre várias reclamações sobre a falta de vacinas em postos de saúde de Parauapebas, o Secretário Rômulo Pereira afirmou que isso é uma responsabilidade do Governo Federal através do Ministério da Saúde, porém, segundo ele, a Secretaria de Saúde de Parauapebas vem fazendo um esforço para que os problemas sejam resolvidos. “As vacinas são enviadas ao nosso município com base em dados do IBGE, porém, os dados da Secretaria de Saúde afirmam que o número de habitantes é bem maior, por esse motivo estamos conversando com o Ministério da Saúde para que esses problemas sejam resolvidos”, alertou.

Ao final da coletiva de imprensa, o Procurador Geral do Município de Parauapebas, Marcones Santos disse que o Governo Valmir Mariano pauta pela transparência em sua gestão e que está à disposição dos jornalistas e autoridades em geral para contribuir no que for necessário.

Reportagem: Bariloche Silva – Da Redação do Pebinha de Açúcar
Fotos: Irisvelton Silva

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu