Publicidade

Com a presença de Michel Temer, Vale inaugura Complexo de Mineração S11D neste sábado (17)

O Complexo S11D Eliezer Batista, nome escolhido para o projeto S11D em Canaã dos Carajás (PA), em homenagem ao ex-presidente da empresa Eliezer Batista, será inaugurado neste sábado (17).

Considerado atualmente o maior projeto de mineração da história, o empreendimento deverá atingir em 2020, produção de 90 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.


A estimativa da mineradora Vale é produzir na Região Norte em quatro anos entre 400 e 450 milhões de toneladas de minério de ferro anualmente, hoje este número está entre 340 e 350 milhões de toneladas.

Os primeiros estudos para a viabilidade do projeto foram realizados ainda em 2001, de lá pra cá a empresa gastou com a obra U$ 14,3 bilhões de dólares, o que equivale ao maior investimento privado no Brasil nos últimos dez anos, mas o empreendimento terá o menor custo de produção de todos os seus pólos de exploração.

Com o sistema truckless, os chamados caminhões fora de estrada não serão usados, o que significa uma econômica de aproximadamente 70% com o consumo de diesel.
Além disso, o complexo S11D consome energia elétrica da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, o que daria para abastecer cerca de 10 mil residências. Segundo Luiz Baginski, colaborador da empresa, caso necessário, a mineradora pode utilizar energia termelétrica: “Como qualquer outra empresa, caso o fornecimento de energia elétrica sofra alguma interferência, nós podemos optar por energia das termelétricas”, afirmou.

A empresa estima ter um custo de apenas U$ 7,7 dólares por toneladas de minério de ferro, o projeto S11D inclui um ramal ferroviário com 101 quilômetros de extensão que liga a Estrada de Ferro Carajás (EFC) em Parauapebas.

O complexo minenário vai entrar em operação em janeiro de 2017, a licença para o funcionamento saiu no último dia 9, dos mais de 40 mil postos de trabalho gerados no pico da obra, em operação, apenas 2.700 empregos diretos serão mantidos.

De acordo com a Vale, a mina do projeto tem vida útil de aproximadamente 30 anos.
O presidente da república Michel Temer está na região participará da cerimônia de inauguração do empreendimento neste sábado (17) e o Portal Pebinha de Açúcar fará a cobertura completa, a convite da mineradora Vale.

Reportagem: Jéssica Diniz / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu