Publicidade

COMDCAP realiza IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O importante evento teve como tema: “Política e Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

A conferência foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e o evento contou com a presença de diversas autoridades do município e do Estado.


A mesa de autoridades foi composta pelo Promotor da Infância e Adolescência de Belém, Dr. Maurício Guerreiro; do Secretário Municipal de Assistência Social, Judson Gomes; da Secretária Municipal de educação, Juliana Souza, representando o Poder executivo; o Promotor da Infância e Adolescência em Parauapebas, Dr. Eduardo Falesi; e do Conselheiro Tutelar da Criança e do Adolescente, Ozeas Leão; além de uma criança, Gabriel dos Santos, e um adolescente, Wesley Nunes. Todos recebidos na mesa pelo presidente do COMDCAP, Aldo Serra, que presidiu a conferência.

Seguindo com aprovação do regimento da conferência com a exposição dos eixos orientadores, que são: Promoção dos direitos, Proteção e defesa dos direitos, participação de crianças e adolescentes, controle social da efetivação dos direitos e gestão da política.

De diferencial nesta conferência notou-se a participação de muitas crianças e adolescentes que chegou a 60% dos presentes. Todos participaram de grupos de discussões de propostas tendo interagido e sugerido soluções para problemas vividos por eles. Tiveram ainda direito a votar e ser votado sendo três escolhidos como delegados. “As propostas feitas na conferência norteia as políticas públicas a serem criadas em favor das crianças e adolescentes nos próximos anos”, afirma Aldo Serra, tendo as como importantes na consolidação de direitos.

Reportagem e foto: Francesco Costa – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu