Publicidade

Comitê de Educação Ambiental de Canaã é reconhecido pelo Ibama

Experiência do Programa de Educação Ambiental (PEA) executado pela Vale, em conjunto com a sociedade civil organizada, comunidade e o poder público, em Canaã dos Carajás, ganhou reconhecimento do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O projeto do Comitê de Educação Ambiental recebeu certificação de qualidade do Ibama. A entrega ocorreu durante Fórum Expositor de Educação Ambiental no Licenciamento Federal, que encerra nesta sexta-feira, 23/11, em Brasília.

O evento reuniu empreendimentos considerados exemplos bem sucedidos com resultados importantes e que atendem de forma satisfatória as diretrizes do Ibama. A experiência do Comitê foi apresentada por representantes Vale, pelo presidente da Associação dos Apicultores de Canaã dos Carajás, Luiz Rodrigues, e por Mailson Cruz, jovem da Vila Bom Jesus, membro do Comitê, que atualmente cursa graduação em Relações Internacionais, em Brasília além da empresa de consultoria contratada, Ecology. O evento contou com a participação de outros seis empreendimentos do Brasil.


“Tivemos aqui a apresentação dos projetos, entre eles a apresentação do PEA, do empreendimento do S11D Canaã dos Carajás, que foi bem interessante, instrutivo, com depoimento de duas pessoas da comunidade, que foi excelente mostrou integração, que o programa está dando resultado e que tem boas expectativas para o futuro”, disse a analista ambiental do Ibama, Telda Lima.

Representantes Vale e o presidente da associação dos apicultores, Luiz Rodrigues recebem o certificado das mãos de Telda Lima, do Ibama

O Comitê, em Canaã, foi criado para acompanhamento do Programa de Educação Ambiental (PEA), que integra os licenciamentos tanto federais quanto estaduais dos empreendimentos da Vale no município (S11D e Sossego) e que hoje se expandiu em importante fórum de discussão no município. O grupo se reúne, mensalmente, há cinco anos, para acompanhar as ações do PEA e buscar soluções que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade local. É constituído por representantes da Vale, secretarias municipais, instituições e sociedade civil organizada.

Entre os principais resultados do Comitê está a contribuição para a integração entre as secretarias municipais e a sociedade civil, a aprovação da coleta seletiva em repartições públicas decretada pela prefeitura municipal, a transformação do Parque Veredas em uma Unidade de Conservação e a revitalização do viveiro municipal. Além da realização de campanhas educativas para a mudança de atitude em relação à preservação da natureza, combate às queimadas, treinamentos, o engajamento em fóruns sobre gestão de água e de resíduos sólidos e a geração de alternativas locais de renda. As atividades contaram com mais de 2600 participações nas ações promovidas nos últimos anos.

Agenda neste mês

Na próxima semana, serão realizados mais dois eventos de capacitação promovidos por meio do PEA. No dia 27 de novembro, o Seminário de Associativismo e Cooperativismo Feminino e nos dias 28 e 29, o Curso Teórico e Prático sobre Tecnologia Social, experiências inovadoras de baixo custo que contribuem para resolver questões sociais como sistemas de captação de água da chuva, banheiros secos etc.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu