Publicidade

Compras de votos em Marabá são campeões de denúncias

Estamos em plena campanha eleitoral e o Disque Denúncia está à disposição para auxiliar o cidadão no combate a crimes eleitorais nesta campanha de 2014. Nas eleições de 2012 o Disque Denúncia Marabá recebeu cerca de 120 ligações nas quais:

· 55% eram referentes à compra de votos, tipificado como crime de corrupção;


· 35% referentes à boca de urna;

· 10% correspondente à promoção de carreata e uso de auto- falantes, favorecendo candidatos.

Diante desses dados é imprescindível a participação do cidadão de forma ativa, denunciando crimes e/ou irregularidades durante todo período que antecede as eleições, como também no dia em que ela ocorre. De acordo com a Justiça eleitoral crimes eleitorais são condutas que ofendem os princípios resguardados pela legislação eleitoral e, em especial, os bens jurídicos protegidos pela lei penal eleitoral. Os crimes eleitorais são:
· Corrupção- Em que dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita.

· Coação ou Ameaça- O uso de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido, ainda que os fins visados não sejam conseguidos.

· Concentração de eleitores- a promoção de concentração de eleitores visando impedir, embarcar ou fraudar o exercício do voto.

· Transporte e Alimentação- A concentração de eleitores visando o fornecimento de refeições no dia da eleição e o transporte desde o dia anterior até o posterior à eleição.

· Fraude de Votos- Votar ou tentar votar mais de uma vez.

· Recusar ou abandonar o serviço eleitoral- Recusar ou abandonar o serviço eleitoral sem justa causa.

· No dia da Eleição:

I) a) o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata;

II) A arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna;

III) A divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.

Portanto qualquer informação sobre esses crimes ligue (94)3312-3350 Disque Denúncia Marabá ou 3346-2250 Disque Denúncia Parauapebas. ANONIMATO GARANTIDO.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu