Banner Educar


Comunidades participam de programação especial no mês do meio ambiente em Parauapebas

Comunidades participam de programação especial no mês do meio ambiente em Parauapebas

Durante mensagem divulgada no dia mundial do meio ambiente, 5/6, o secretário-geral da ONU, António Guterres afirmou: “Nosso mundo está sendo inundado por resíduos plásticos prejudiciais”. O mundo produz mais de 300 milhões de toneladas de plástico todos os anos. “Todos os anos, mais de 8 milhões de toneladas acabam nos oceanos”, informou Guterres. Os números mostram a urgência da questão e a ONU lidera um movimento mundial no combate à degradação pelo resíduo. A campanha Basta de Poluição Plástica conta com a adesão da Vale no reforço ao chamado.

Em Parauapebas, a empresa promoverá extensa programação com cursos, palestras, oficinas e agenda cultural, para sensibilizar a comunidade sobre questões ambientais, como coletiva seletiva e reciclagem.

Confira a programação

Hoje, 8/6, a equipe do Herbário de Carajás realizada curso básico de identificação botânica em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A aula teórica foi realizada no Centro Universitário de Parauapebas, ontem (7/6) e nesta sexta-feira, aula prática acontece no Parque Zoobotânico Vale (PZV).

Domingo é dia de parque. No PZV, na Serra dos Carajás, a partir das 10h, acontece a gincana ecológica com a temática “Basta de Poluição Plástica. A programação contará ainda com apresentação de karatê e Capoeira, representados pela Academia Reigi Dojo e Associação Girão de Artes Marciais; e dança folclórica com os grupos Kuarupinho, do Núcleo Urbano, e Retumbá, de Parauapebas.

A programação segue com ações no Parque Zoobotânico Vale, com visitas guiadas ao espaço e também atividades educativas sobre o uso consciente do plástico. No dia 11/6, os usuários do Centro de Referências em Assistência Social de Curionópolis (CRAS da Paz e CRAS Jardim Panorama) e do CAD Único de Serra Pelada participam das atividades. Nos dias 13 e 15, alunos e professores das escolas municipais Jorge Amado (APA do Igarapé do Gelado), Monteiro Lobato (Vila Paulo Fonteles) e Alegria do Saber (Vila Sanção) participam da programação.

Dias 18 e 20/6, Sedere I e Vila Paulo Fonteles, respectivamente, receberão oficina de reutilização de óleo de soja usado para produção de “Sabão ecológico”. No dia 19/6, na Praça do Rio Verde, a comunidade de Parauapebas participa de programação com jogos interativos. Já no dia 21/6, as atividades acontecerão no bairro Nova Carajás.

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!