Publicidade

Cooperativas são alternativa para a economia de Parauapebas

Embora seja conhecida como capital do minério, Parauapebas busca atividades alternativas que possam garantir a sustentabilidade de sua economia, vislumbrando o futuro esgotamento da mineração. As cooperativas são uma boa opção para potencializar segmentos como a agropecuária, turismo, produção e transporte. Esse é o objetivo do OCB/PA Itinerante, projeto da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará que pretende fortalecer as singulares já atuantes no município e orientar grupos produtivos interessados.

Em 2018, o número de paraenses que decidiram empreender através do cooperativismo cresceu 25%. No total, são 88 mil trabalhadores autônomos associados às cooperativas, gerando cerca de outros 5mil empregos diretos. Em Parauapebas, o destaque são as do ramo agro, crédito e transporte.


Durante esta semana, a equipe técnica da Unidade Estadual está no município fazendo o atendimento de rotina, levantamento das demandas e promovendo um cronograma de cursos e capacitações para as cooperativas.

Serão disponibilizados todos os serviços do Sistema OCB/PA relacionados às áreas de monitoramento, formação profissional e promoção social. O objetivo é ampliar o acompanhamento presencial do Sistema às regiões mais afastadas da capital, atuando na estruturação e orientação acerca dos registros dos atos, elaboração de viabilidade econômica, relação com o poder público, registro na OCB/PA e cursos de capacitação sobre cooperativismo.

Do dia 18 ao 22/02, serão feitas orientações técnicas e jurídicas, assim como o levantamento de demandas das cooperativas na Escola de Cooperativismo, de 08h às 12h. Já na Sala do Empreendedor, ocorrerá atualização cadastral, emissão de certificado de regularidade e regularização financeira junto à OCB/PA durante o mesmo período, de 08h às 14h. Em relação à grade de capacitações, está prevista a realização do Curso Básico de Cooperativismo nos dia 18 e 19, das 14h às 18h. No mesmo horário e local, ocorrerão os cursos de Conselho Fiscal no dia 20, Conselho de Administração no dia 21 e Governança Cooperativa no dia 22.

“A cidade foi escolhida para sediar a primeira edição do projeto tendo em vista o potencial expansivo do horizonte cooperativista presente na região, conhecida por sua riqueza mineral. Os munícipes buscam fontes econômicas alternativas e o empreendedorismo coletivo, sem dúvida, é o caminho. Nosso objetivo é fortalecer as singulares já atuantes, assim como orientar grupos interessados”, explicou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Serviço: Sala do Empreendedor, Rua C, nº 471, Bairro Cidade Nova; Escola de Cooperativismo, na Rua B, nº 661, Cidade Nova. Mais informações: 99360-4665 – capacitacao@paracooperativo.coop.br

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu