Banner Educar


Cultura na praça chega a Parauapebas

Cultura na praça chega a Parauapebas

O Cultura na Praça faz sua primeira apresentação em Parauapebas hoje, 25/5, na praça das Casas Populares I. Com o objetivo de incentivar o contato da população com o cinema brasileiro e a ocupação de espaços públicos, o projeto é uma realização do Ministério da Cultura e da Vivas, com o patrocínio da Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio das prefeituras e secretarias municipais.

“É por acreditar no potencial transformador, que tem a cultura e o acesso ao conhecimento, que a Vale patrocina projetos como esse, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento e abrir novos horizontes”, conta a gerente de Patrocínios da Vale, Christiana Saldanha.

Nesta sexta-feira, o público poderá conferir a exibição da aventura infanto-juvenil, “D.P.A – Detetives do Prédio Azul”, em uma grande tela montada nas praças, com direito a pipoca. A programação contará com a apresentação do grupo de carimbó Raízes Parauaras. Todas as atividades têm entrada franca.

“Além do acesso à produção cinematográfica nacional, queremos estimular o encontro das famílias nos espaços públicos. Quando transformamos praças em salas de cinema, estimulamos novas experiências à população, que certamente ficarão em sua memória”, conta o cineasta e coordenador geral do projeto da Vivas Cultura, Gilberto Scarpa.

Além de Canaã, a primeira cidade a receber o projeto no sudeste do Pará, e Parauapebas, o caminhão itinerante percorrerá outras cinco localidades: Serra Pelada (27/05) e Marabá (02/06), no Pará. E no Maranhão: Alto Alegre do Pindaré (07/06), Igarapé do Meio (09/06) e Vitória do Mearim (10/06).

Oficina

Por meio do Cultura na Praça, crianças e adolescentes participaram, nesta quinta-feria, 24/5, de oficina de introdução ao cinema de animação. A programação foi realizada no Centro Mulheres de Barro.

Camila Sousa participou da oficina e pretende aplicar o que aprendeu nas produções de filme amador que ela já faz com a irmã. “Eu não tinha participado de uma oficina assim. Gostei muito das técnicas de vídeo para fazer animação. Vimos que pode ser feita de várias formas. Corte, desenho, com massinha e várias outras que eu não conhecia”, conta.

 

Serviço

Parauapebas – 25/05 Local: Praça das Casas Populares I

Serra Pelada – 27/05 Local: Praça da Juventude

Marabá – 02/06 Local: Praça São Félix de Valois,

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!