Publicidade

Curso de Zootecnia da UFRA Parauapebas atinge conceito 4 na avaliação do MEC

Entre os dias 3 e 4 de setembro de 2015 o curso de Zootecnia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Campus de Parauapebas recebeu a visita de uma comissão avaliadora designada pelo Ministério da Educação para a reavaliação do curso.

Perante a avaliação o curso de Zootecnia recebeu o conceito 4, em uma escala de 1 a 5.


O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um índice que avalia os cursos de graduação. Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade dos cursos são as avaliações feitas por especialistas diretamente na instituição de ensino superior.

Quando visitam uma instituição, os especialistas verificam: as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.

Em declarações prestadas à equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, a Coordenação do curso, direção do campus de Parauapebas e Pro-Reitoria de Ensino da UFRA acreditam que o conceito obtido nessa visita reflete exatamente as condições do curso, o qual possui estrutura física (salas de aulas, laboratórios e áreas experimentais) de excelente qualidade, além de possuir um plano didático pedagógico adequado para atender as demandas de Parauapebas e região.

O curso possui 31 professores, dos quais mais de 80% são doutores ou estão em fase de doutoramento. Esses professores trabalham com excelência nas esferas de ensino, pesquisa e extensão em prol do desenvolvimento dos cursos do Campus.

A primeira turma de Zootecnia entrou em 2004 e já formou 7 turmas. O curso de Zootecnia da UFRA de Parauapebas está instalado em Parauapebas desde 2004 sediado, até 2014 no CEUP. Em 2014 mudou-se para as instalações definitivas da UFRA, que fica na PA-275, km 13.

Segundo o Coordenador do curso de Zootecnia, Prof. Rafael Mezzomo, o curso foi beneficiado pelo empenho dos alunos e pelo bom corpo docente. O professor afirma que os professores ainda são “novos” e estão sempre estimulando os discentes a participarem de monitorias, projetos de extensão e pesquisa, que complementa a formação acadêmica e qualifica ainda mais os alunos.

Sobre o Zootecnista

O Zootecnista é o profissional habilitado para atuar na produção animal em todos os seus aspectos; entre as principais áreas de atuação estão: Nutrição, Genética, Manejo, Instalações e ambiência, Tecnologia de Produtos e Derivados de Origem Animal, Economia e Administração. O Zootecnista pode atuar em qualquer atividade de Produção Animal, desde a Concepção do Projeto, até ao Desenvolvimento de Dietas e Supervisão de Vacinas; Fábricas de Ração; Frigoríficos; Centrais de Inseminação; Empresas Privadas com foco na Produção Animal; Zoológicos; Representação e Venda de Produtos relacionados com a Produção Animal; Laboratórios de Análise de Alimentos destinados a Animais; Laboratórios de Genética Zootécnica; Implantação, Nutrição e Manejo de Pastagens; Melhoramentos Genético dos Rebanhos e Pastagens; Planejamento e Execução de projetos de Instalações para Produção Animal; Prevenção de Enfermidades; Manejo e Criação de Animais Silvestres; Pesquisa nas áreas de Produção Animal; Ensino de Zootecnia e Administração de Propriedades Rurais e Indústrias do gênero.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu