Publicidade

Detran alerta condutores sobre prática de usar celular ao dirigir

Foto: Reprodução | Internet

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) faz um alerta aos condutores sobre a prática perigosa e imprudente de usar celular no trânsito, devido a grande circulação e postagens nas redes sociais de imagens do som do rádio tocando músicas, gravadas pelo próprio condutor do veículo ao dirigir.

Dirigir apenas com uma mão, segurando um telefone ou manuseá-lo para fazer uma selfie, fazer vídeo e mandar mensagens, se constitui em duas infrações.

Saraiva publicidade

“Dirigir com uma das mãos só é permitido pela lei nos casos em que o motorista deve fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo ou acionar equipamentos e acessórios do veículo. Fora isso, está sujeito a multa e perda de pontos na carteira de habilitação”, explicou Walmero Costa, diretor técnico operacional do Detran.

A infração é considerada gravíssima no caso específico de condutor flagrado segurando ou manuseando o telefone. A punição é a perda de sete pontos mais multa de R$ 293,47.

Esta sujeito à punição de quatro pontos na carteira e o pagamento de multa de R$ 130,16, quem dirige com apenas uma das mãos no volante e é considerado um infrator médio. O Código de Trânsito Brasileiro, por meio do artigo 252, em seu inciso V, deixa claro que o condutor deve conduzir o veículo com as duas mãos ao volante.

A falta de atenção dos condutores é uma das principais causas de acidentes. De janeiro a julho de 2018, foram registrados 2.999 acidentes em todo o estado do Pará. Tentar filmar acidentes na rua estando no volante também é perigoso e proibido pelo código de trânsito.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu