Publicidade

Detran inaugura novo posto avançado em Parauapebas

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) inaugurou mais um posto de serviço dentro da Estação Cidadania Carajás, localizada no Karajás Shopping, em Parauapebas, no sudeste do Pará. O novo posto, aberto no dia 19, beneficiará os moradores de pelo menos outros nove municípios do sudeste paraense. Esta é a sétima unidade de atendimento à população e fica localizada no localizada no Karajás Shopping.

O município de Parauapebas concentra uma das maiores demandas do Estado para o órgão, com cerca de 3.500 atendimentos mensais, entre os serviços habilitação e veículo. O novo posto descentraliza e amplia os serviços ofertados pelo Detran, oferecendo maior eficácia, conforto e segurança.


O posto introduz na região as mudanças recentes implantadas pelo órgão no atendimento ao cidadão. No local, os proprietários de veículos da região já podem parcelar suas multas, impostos e outros débitos incidentes sobre veículos em até 12 vezes, sendo apresentado em simulação os valores das parcelas, para que o usuário decida a opção que melhor se adeque ao orçamento. São aceitas todas as bandeiras de cartões, incluindo a do Banco do Estado do Pará (Banpará), e até três bandeiras diferentes ou iguais podem ser utilizadas para efetuar o mesmo pagamento. O cartão de débito também é aceito para o pagamento à vista.

Também possibilitada pelo Detran em parceria com a Polícia Civil, está na implementação da Carteira de Identidade ou Registro Geral (RG), um documento primordial para qualquer cidadão, que serve para confirmar a identidade da pessoa e para solicitação de outros documentos. O registro é válido em todo o território nacional e substitui o passaporte em viagens para a Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Ao tirar o RG, o cidadão armazena foto, impressões digitais dos dez dedos da mão e outras informações como endereço e formas de localização em um banco de dados comum. Através da carteira de identidade podemos ser identificados quando necessário em caso de acidentes, morte, participação em um crime, entre outras situações.

Outra mudança positiva aos usuários da região é com relação à entrega de documentos, já que o Detran, em parceria com os Correios, terá fluxos diários para impressão de documentos em Marabá, visando diminuir o tempo entrega dos documentos aos usuários.

Diversos serviços de veículo e habilitação são oferecidos nesta nova unidade, como licenciamento e primeiro emplacamento; emissão de taxas para primeira habilitação; renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); mudança ou inclusão de categoria; segunda via da CNH, do documento veicular (CRV/CRLV) e da Licença de Aprendizagem (LADV); emissão de CNH definitiva; alteração de dados cadastrais; Permissão Internacional para Dirigir (PID) e registro de estrangeiro; junta médica; prova teórica de legislação, inclusão ou baixa de gravame, entre outros.

“Vamos dar continuidade ao processo de avanço e transformação do Detran, implementando novas ações e imprimindo maior qualidade e eficiência na prestação dos serviços em todo o Estado”, afirmou Andrea Hass, diretora geral do Detran, durante a inauguração.

O funcionamento do posto é de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h, no piso superior do shopping, que fica localizado na Estrada Municipal Faruk Salmem, Km 07, s/nº, no bairro Cidade Nova.

Reportagem e foto: Laís Menezes / Agência Pará de Notícias

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu