A Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a Fundação Vale e a Comunidade Escolar da Ação Comunitária (CEDAC), já vem colhendo bons frutos através da Casa do Aprender, que antes era chamada de Espaço Pedagógico.

Em evento realizado este mês, na sede do órgão que fica localizada na Rua “C”, bairro União, a Coordenadora da Casa do Aprender, Maria Vania, recebeu educadores e profissionais que trabalham no órgão para debater estratégias que serão usadas para beneficiar a comunidade em geral.

Ainda quando a Casa do Aprender se chamava Espaço Pedagógico, apenas funcionários públicos que atuavam na área da educação eram beneficiados pela entidade, porém, com a mudança, a Casa do Aprender irá beneficiar o público em geral, sendo que a Casa oferecerá briquedoteca, biblioteca e acesso à internet grátis para quem procurar o local.

De acordo com Maria Vania, atual Coordenadora da Casa do Aprender, “estão sendo feitos estudos para oferecer à comunidade um variado acervo na biblioteca e até mesmo usar espaços para outras atividades da educação voltadas para a comunidade. Aos poucos com a colaboração da SEMED e até mesmo da população, o ambiente será tornado em um espaço de acolhimento comunitário”, destaca.

CASA DO APRENDER
A Casa do Aprender é um espaço de aprendizagem, troca de experiências, integração e convívio entre educadores, lideranças comunitárias e integrantes da sociedade em geral.
Em suas dependências, são realizadas atividades culturais, educativas e sociais, todas gratuitas, para crianças, jovens e adultos, adaptadas às demandas e características locais.
A Casa do Aprender apoia a formação inicial e continuada de professores, oferece tutoria e orientação pedagógica, disponibiliza materiais didáticos e recursos tecnológicos, que possibilitam inclusive acesso ao Portal de Aprendizagem.
Na biblioteca, aberta também ao público, os frequentadores da Casa têm acesso a materiais de formação continuada para professores e gestores escolares, literatura infantil e adulta, bem como títulos relacionados a diferentes áreas do conhecimento.

Reportagem: Bariloche Silva / Foto: Frank James