Publicidade

Educadores participam de Curso de Prevenção do Uso de Drogas

Profissionais da rede municipal de ensino iniciaram na última quarta-feira (17), o Curso de Extensão Universitária de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. O objetivo é contribuir com a formação continuada dos professores da educação básica, capacitando-os para realizações de ações preventivas na escola e tornando-os aptos para uma abordagem adequada diante das situações que envolvam o uso de drogas ilícitas (crack, cocaína, maconha) e licitas (álcool, cigarro).

Com duração de seis meses e carga horaria de 180 horas, o curso, que é ofertado na modalidade de Educação a Distância (EAD), será desenvolvido de setembro de 2014 a abril de 2015, por meio de várias atividades organizadas em cinco módulos e com acompanhamento tutorial.


A realidade dos adolescentes e suas relações com a família e a escola; informações básicas sobre drogas e prevenção; ações preventivas na escola; elaboração e implementação de projetos de prevenção ao uso de drogas, são alguns dos conteúdos abordados durante a formação.

Segundo Raimundo Felix, coordenador de ciências de 3° e 4° Ciclos, o curso vem somar ações que já são desenvolvidas pela rede de ensino. “Já trabalhamos projetos voltados para a temática, mas sem dúvida, o curso vai contribuir muito para ampliar o conhecimento dos professores sobre a prevenção e, o uso de drogas e a partir do conhecimento adquirido e sistematizado eles poderão desenvolver estratégias mais eficazes de prevenção”, afirma Felix.

O coordenador também informou que para concluírem o curso, os educadores deverão, após a finalização de todos os módulos, elaborar um projeto de intervenção pedagógica que vise à prevenção do uso de drogas em seus locais de trabalho, como também, apresentar um relatório das ações desenvolvidas.

Parceria
O Curso é resultado de parceria da secretaria nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, da Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Reportagem: Messania Cardoso

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu