Publicidade

Eleitores enfrentam filas para votar em Parauapebas

“Vim bem cedo pensando que não enfrentaria fila. Mas, muitos tiveram a mesma ideia que eu”, disse a dona de casa, Lurdes Vilela, dizendo ter chegado ao local de votação antes de 8h00 da manhã deste domingo (7).

Muitos eleitores passaram pela situação de Lurdes, em Parauapebas, tendo enfrentado grandes filas nas sessões eleitorais disponíveis em 43 pontos de votação na cidade.


A lentidão no processo eleitoral este ano se iniciou desde a desorientação dos eleitores que não sabem onde votar, outros por ainda não saber usar as urnas eletrônicas, apesar das diversas eleições em que elas estão presentes no processo eleitoral. “A sensação de estar em uma posição longe da vez de votação já dá impaciência”, afirma Lurdes, contando que no fim das contas não demorou muito tempo na fila.

 

De acordo com a orientação da Justiça Eleitoral, o eleitor deve evitar preferencialmente os horários de abertura e encerramento da votação (perto das 8h00 ou das 17h00), quando as filas costumam ser maiores. Ainda segundo o TRE, o andamento das filas nos locais de votação varia de cidade para cidade e, por isso, não é possível dizer com 100% de certeza qual será a melhor hora para exercer o voto sem ter que encarar uma pequena espera.

O fuso horário existente em algumas regiões do Brasil não altera o horário de abertura e fechamento das urnas, ou seja, a votação acontecerá das 8h00 às 17h00, de acordo com o horário local.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu