Em pouco mais de 2 anos, Bairro dos Minérios recebe muitas melhorias

Em pouco mais de 2 anos, Bairro dos Minérios recebe muitas melhorias

Os moradores do Residencial dos Minérios já desfrutam dos resultados das ações promovidas naquela área pela gestão do prefeito Valmir Mariano. Em pouco mais de dois anos, uma série de atividades e serviços foram disponibilizados àquela comunidade, o que tem mudado a realidade de mulheres, homens, jovens e crianças que vivem ali.

Recentemente, a Prefeitura de Parauapebas, por meio das Secretarias de Habitação (Sehab) e de Serviços Urbanos (Semurb), fez a entrega do Centro de Desenvolvimento Comunitário localizado na Praça do Residencial. Lá, funciona o Plantão Social, das 9h às 12h, de segunda a sexta, com uma equipe de profissionais que presta assistência aos moradores, com atendimento e encaminhamentos para a rede sócio assistencial do município.

A Escola de Ensino Fundamental Fernando Pessoa, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a Praça do Residencial dos Minérios, uma Escola de Educação Infantil e a construção da Unidade Básica de Saúde estão entre as ações executadas pela administração municipal e visam proporcionar melhores condições de vida e bem-estar para aquela comunidade. “Além do município ter a responsabilidade de prover o empreendimento com equipamentos públicos necessários para atender a demanda dos moradores, também temos como tarefa executar o Projeto de Trabalho Social – PTS”, explica a secretária de Habitação, Maquivalda Barros.

Segundo a secretária, o PTS faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e tem por objetivo desenvolver ações sociais para o convívio em comunidade, proporcionando, aos moradores, informações e orientações sobre organização e mobilização comunitária, geração de trabalho e renda, educação sanitária, ambiental e patrimonial. “Buscamos propiciar o surgimento de uma comunidade pautada em espírito de união, cooperação mútua e civilidade”, acrescenta Maquivalda.

Na busca por esse objetivo, a Sehab continua executando o PTS no Residencial dos Minérios. Dentre as ações que ainda serão realizadas com a comunidade estão a criação de Mini-biblioteca do Residencial e os cursos de Informática Básica e Avançada; Elétrica Predial de Baixa Tensão; Auxiliar Administrativo e Mecânico Montador que serão ministrados pelo Senai.

E como parte da programação do PTS, no próximo dia 28 de agosto (sexta-feira), será realizada uma grande ação de saúde no Residencial dos Minérios. O evento é promovido pela Sehab e pela empresa Eco Consultoria, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Serão oferecidos serviços de orientação sobre a dengue, gravidez na adolescência, exame clínico de Hanseníase e distribuição de folders sobre DSTs/Aids, Sífilis, Hepatite C, além de aplicação de vacinas, coleta de PCCU, aferição de pressão arterial e testes rápidos de glicemia, das 8 às 14 horas.

Residencial dos Minérios

Localizado próximo à PA 160, o empreendimento resulta do plano de Desenvolvimento Urbano operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal (PMCMV), em parceria com a Prefeitura de Parauapebas.

Composto por 1.000 unidades habitacionais, com área construída de 40,8 m2, dispondo de dois quartos, uma sala conjugada com cozinha e um banheiro, o empreendimento foi entregue aos beneficiários em 28 de abril de 2012 sem a infraestrutura básica. O lugar, que já foi palco de conflitos sociais, hoje é mais sossegado e conta com 3.078 habitantes.

Reportagem: Jéssica Borges
Fotos: Anderson Souza e Irisvelton Silva

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!
Portal Pebinha de Açúcar 11 anos | Você merece o melhor conteúdo!
toggle