Publicidade
Cobertura de Eventos

Emoção marca entrega de mais de mil apartamentos do Residencial Alto Bonito

O Residencial Alto Bonito é um projeto de Urbanização de assentamento precário, financiado com recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para intervenção em favelas, conjugado com o Programa Minha Casa Minha vida (PMCMV) por meio da Caixa Econômica Federal e com recursos da Prefeitura Municipal de Parauapebas.

Na sexta-feira (16), foram entregues 1.008 unidades que representam a primeira fase do projeto. Em uma solenidade que emocionou os presentes ao ver a felicidade dos beneficiados ao receber as chaves de sua casa própria.

As mais de mil famílias contempladas receberam apartamentos de 47,60m² de área construída, dotada de infraestrutura e de soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Além da construção de 1 escola de ensino infantil, 1 UBS (Unidade Básica de Saúde); será feita ainda a revitalização da lagoa, antes ocupada, onde será feito passeios públicos, quiosques, trapiche e pista de caminhada, além da execução do Projeto de Trabalho Social. Está ainda previsto para aquela área, a construção de 10 centros comerciais e duas quadras de esportes.

Entre as autoridades presentes na entrega dos apartamentos aos beneficiados, estavam: O Ministro de Integração Nacional, Helder Barbalho; O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, e outros prefeitos e ex-prefeitos da região; O deputado estadual Gesmar Costa, e outros deputados paraenses; O deputado federal José Priante; O superintendente do INCRA em Marabá, Asdrubal Bentes; O superintendente habitacional do Norte e Nordeste da CEF, Welington Pereira Marques; O superintendente regional da CEF em Marabá, Renil das Chagas Pastana; O presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Elias Ferreira; O vice-prefeito de Parauapebas, Sérgio Balduíno; e a Secretária Municipal de Habitação, Vani Caetano Alves.

 

A obra, realizada pela construtora Qualyfast, conta com uma estrutura total de 2.400 unidades habitacionais em duas fases, para atender famílias de menor renda. O empreendimento é dotado de infraestrutura e equipamentos públicos, sendo o único projeto habitacional público verticalizado do sul e sudeste paraense.

A área de intervenção trata-se de uma favela, uma parte na encosta de um morro e a outra parte em área alagadiça, ambas consideradas de risco e insalubre. O empreendimento está localizado na Rodovia PA-160, Km 3, na área urbana de Parauapebas, onde residem cerca de 35 mil habitantes, distribuídos em um complexo formado por seis bairros.

Para a construção do empreendimento fez-se necessário a retirada das famílias que residiam no local. Trabalho que só foi possível após a elaboração e execução do Plano de Manejamento que constituiu na definição de medidas compensatórias, para que as famílias pudessem optar entre: Apartamento no Alto Bonito, para onde retornariam após a execução da obra; lote urbanizado; unidade habitacional em Projetos do MCMV, sendo eles: Vila Nova e Vale do Sol; indenização por benfeitorias feitas no local ou aluguel social.

As famílias que optaram por apartamento no Alto bonito, foram inseridas no Programa Auxílio Aluguel e até que fosse concluída a obra recebiam por mês R$ 400.

A segunda fase do empreendimento, 1.392 apartamentos, continua em execução e será entregue em breve para famílias cadastradas e já contempladas com apartamentos naquele projeto.

Quanto às demais famílias cadastradas no sistema da SEHAB, à espera do benefício social, que compõem o déficit habitacional de Parauapebas, serão contempladas com a entrega de moradias populares em outros projetos habitacionais, sendo 301 no Residencial Vila Nova; além do projeto desenvolvido pelo governo municipal que irá contemplar a população com lotes urbanizados.

 

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing LTDA-ME
CNPJ: 05.200.883.0001-05 Parauapebas-Pará-Brasil
(94) 99121-9293 | (94) 981342558

Todos os direitos reservados © 2017 Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing Ltda-ME
Desenvolvimento Web: Agência Maktub

To Top
error: Reprodução proibida!