Encerrada oficialmente programação do Novembro Azul

Encerrada oficialmente programação do Novembro Azul

Levantamento sobre atendimentos realizados neste mês deverá ser divulgado nos próximos dias

Quem esteve na sede da prefeitura de Parauapebas na manhã da última quinta-feira, 30, acompanhou a programação de encerramento do Novembro Azul. Momento em que foi ressaltada a necessidade do homem deixar o preconceito de lado e conhecer um pouco mais sobre o câncer de próstata.
“É um assunto muito sério e o importante mesmo é a prevenção”, destaca o auxiliar administrativo, José Arimateia.

Diferente de José, infelizmente, quando se fala em exame de próstata muitas pessoas levam o assunto na brincadeira e outras tantas cultivam um preconceito. Entretanto, agindo desta forma, as pessoas favorecem a evolução da doença que chega silenciosa, mas gera grandes transtornos.
“Na maioria das vezes, os homens que são diagnosticados com problemas na próstata já estão com o estado da doença avançado. Isso se dá devido ao preconceito. O homem tem que entender que ele não adoece sozinho, a família inteira é atingida”, alerta a enfermeira Leonice Oliveira.

No município, a campanha do Novembro Azul teve como tema: “Homem que tem atitude se previne”. É preciso fazer o diagnóstico precoce, desta forma o tratamento poderá ser ainda mais eficaz.

Em 2010, o aposentado Francisco da Silva, 59, realizou exames onde foi constatado problemas na próstata. “É minha saúde em primeiro lugar. E vou dizer que não é fácil, mas tem que seguir em frente. Graças a Deus eu fui diagnosticado a tempo de fazer o tratamento e acho esse negócio de preconceito uma besteira”, ressaltou o aposentado.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irão realizar o levantamento dos números dos atendimentos feitos nas unidades básicas de saúde de Parauapebas. Os dados deverão ser divulgados nos próximos dias.

Reportagem: Anne Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!
Portal Pebinha de Açúcar 11 anos | Você merece o melhor conteúdo!
toggle