Publicidade

ENQUETE: Internautas se manifestam contrários à mudança do nome da Praça Mahatma Gandhi

Todo o poder emana do povo e em nome dele é exercido, base fundamental do modelo democrático que conhecemos no Brasil, tendo amparo legal na Constituição de 1988; havendo várias maneiras de consultar a população: as eleições diretas, referendos e plebiscitos. Em tempos modernos, surgiram as enquetes, feitas principalmente nos sites e portais de notícias.

As enquetes não têm valor legal nos processos eleitorais, parlamentares ou judiciais, mas são portadoras de influência que pressiona os mandatários do poder ou parlamentares a mudar o voto e dar ao povo a decisão por ele esperada.
Exemplo claro no caso ocorrido em Parauapebas, em que a vereadora Francisca Ciza (DEM) chegou a protocolar na Câmara Municipal de Parauapebas a Indicação 218/2018, pedindo que o Poder Executivo elaborasse projeto de lei mudando o nome de um dos logradouros mais antigos de Parauapebas.
Trata-se da Praça Mahatma Gandhi, situada no Bairro Cidade Nova, cuja proposta era para que o logradouro público passasse a ser chamado Praça São Sebastião.

Saraiva publicidade

O caso se tornou polêmico e tomou grande proporção nas redes sociais, inclusive com enquetes em portais de notícias demonstrando a insatisfação da maioria das pessoas que opinaram na consulta via internet.

Na enquete feita neste portal de notícias, apenas 23% da população votou favorável à mudança do nome da praça, enquanto que 77% se manifestou contrária à ideia da vereadora.
A enquete ficou no ar no período de 2 até esta terça-feira (10), e teve a participação de 1.400 internautas que, além de votar, deixaram suas opiniões a respeito do assunto. Entre elas, a sugestão de fazer novas praças nos diversos bairros, e ainda de fazer projetos para melhorar o saneamento e outras obras de infraestrutura.

Vereadora se manifesta

Em nota, a vereadora Francisca Ciza diz que a ideia de apresentar a proposta surgiu ouvindo as demandas, sugestões e necessidades da população de Parauapebas que, em atendimento a uma solicitação da Comunidade Católica, montou a indicação de alteração do nome da praça.
“Em momento algum buscamos atacar politicamente as lideranças pioneiras de nossa cidade que atuaram na idealização da praça e muito menos objetivamos desmerecer a memória de Mahatma Gandhi, grande líder indiano e exemplo de pessoa que fez história pregando a paz”, afirma a vereadora, acrescentando que apenas recebeu a demanda e considerou a mesma válida, pois São Sebastião é o padroeiro da cidade de Parauapebas e seria homenageado pela igreja que se situa naquele local. “Nada mais justo que homenagear nossa história”, sublinha a parlamentar.

Reportagem: Francesco Costa | Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu