Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Escolas participaram de programação da semana de meio ambiente em Carajás

Cerca de 700 estudantes do Ensino Fundamental de escolas da zona urbana e rural de Parauapebas e Curionópolis participaram de uma programação especial durante a Semana de Meio Ambiente, em Carajás, com o tema “Bioma, a vida que a gente cuida”. Uma série de cuidados importantes foram transmitidos para a proteção do bioma em que nós vivemos, no caso do Pará, o bioma amazônico, entre eles, não domesticar animais da fauna silvestre.

Segundo o veterinário do Parque Zoobotânico Vale (PZV), André Mourão, falar sobre este tema junto às crianças é uma tentativa de reduzir essa prática na região. “Optamos trabalhar esse público, porque eles podem ajudar a mudar, inclusive influenciar os adultos. Quando a criança aprende, ela pratica aquilo que ela aprendeu. Animal silvestre não deve ser domesticado e nós, aqui no parque, recebemos vários animais que foram capturados e que tentaram domesticar. Alguns inclusive vítimas de maus tratos”, ressalta.

Além de visitar o PZV, os alunos participaram de uma sessão especial de cinema, com o filme Rio, que fala de forma lúdica, sobre o tráfico de animais. O aluno do 8º ano da escola Jorge Amado, na Apa do Gelado, Pedro Matias Bezerra, foi enfático: “os animais devem viver soltos na mata”. Para a professora Ismagna Silva Brito Oliveira, da Escola Monteiro Lobato, da Vila Paulo Fonteles, tratar sobre tráfico de animais silvestres é sempre muito importante. “Nós estamos no centro de tudo isso. E as pessoas que moram na zona rural têm esse pensamento, que o animal silvestre pode ser criado em casa. E a gente sabe que não dá. A escolha do filme foi bem pedagógica e abordar o tema dentro da semana de meio ambiente foi muito oportuno”, destaca.

 

A programação, realizada ao longo da semana, contou com a participação das escolas Monteiro Lobato (Vila Paulo Fonteles), Alegria do Saber (Vila Sanção), Jorge Amado (APA do Gelado), Almir Gabriel (Curionópolis) e Projeto Criança Esperança (Parauapebas). As escolas Maria Belarmina, Angela Bezerra e Rita Lima, de Serra Pelada, e o Colégio Pitágoras, de Carajás, também participaram da programação. Os alunos da Escola Almir Gabriel, de Curionópolis, fizeram a trilha Lagoa da Mata, na Flona de Carajás. E no sábado, 10/6, uma visita guiada ao Parque Zoobotânico Vale e Trilha Lagoa da Mata, voltado para o público adulto destas localidades, encerrou as atividades realizadas junto à comunidade.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário