Banner Educar


Etapa Carajás dos Jeps reúne mais de 700 atletas em Parauapebas

Etapa Carajás dos Jeps reúne mais de 700 atletas em Parauapebas
Foto: Fernando Nobre/Agência Pará

Ação esportivo-educacional que há mais de meio século propõe disseminar a cultura da paz e descobrir talentos esportivos, os Jogos Estudantis Paraenses (Jeps) chegam à sua 60ª edição. Até o dia 26 de maio, o município de Parauapebas, no sudeste do Estado, sedia a etapa Carajás, a quarta e última regional, que apontará os representantes da região que vão disputar a etapa estadual, em Belém. Mais de mil pessoas, entre atletas, comissão técnica e comunidade participaram da cerimônia de abertura, nesta terça-feira 23, no ginásio poliesportivo de Parauapebas. A última etapa regional também ocorre simultaneamente, em Portel, no Marajó.

Nove municípios da região de Carajás participam desta etapa. São eles: Jacundá, Bom Jesus do Tocantins, Marabá, São Geraldo do Araguaia, Pacajá, Rondon do Pará, Nova Ipixuna, Canaã dos Carajás e Parauapebas. Nesta regional, cerca de 700 atletas vão competir nas modalidades basquete, handebol, futsal e vôlei, nas categorias “A”, de 12 a 14 anos, e “B”, de 15 a 17 anos.

Jogar a etapa estadual é o objetivo dos atletas envolvidos nas competições. E chegar à etapa nacional é a constatação de que é possível realizar sonhos. Este é o caso da estudante Emylle Mota, 14 anos, aluna da Escola Fernando Pessoa. Ela e suas colegas do time de handebol foram campeãs na etapa estadual e puderam representar o Pará na etapa nacional, em 2017. “Foi incrível participar com várias delegações do país inteiro. Aprendi muito e pude aperfeiçoar minhas jogadas, pois me espelhei em vários atletas que vi jogar durante a competição. Quero poder repetir essa experiência este ano”, comentou a jovem, que carregou a tocha olímpica.

Promovido pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os Jeps são uma iniciativa que tem parcerias com entidades educacionais, desportivas e Prefeituras Municipais.

Dos 144 municípios, o Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Seduc, que organiza o evento, alcança cerca de quatro mil alunos de mais de 300 escolas e promove o treinamento de atletas em 13 modalidades. Em 2017, os Jeps reuniram cerca de 20 mil participantes da comunidade estudantil e envolveram cerca de 80 mil pessoas da comunidade em geral. Este ano, em alusão a 60ª edição dos jogos, será lançado um selo comemorativo, com distribuição feita pelos Correios.

A descentralização dos Jeps possibilitou às delegações de diversos municípios a acessibilidade à etapa estadual. “Inúmeros fatores contribuíam para que a delegação não disputasse a estadual, principalmente por conta da logística. A partir da realização das etapas regionais, percebemos que o número de municípios participantes cresceu e o desempenho dos atletas só melhorou nos últimos anos. Isso é um indicativo de que será acirrada a etapa estadual”, avalia a diretora geral dos Jeps, Ana Glória Guerreiro.

Em Parauapebas existem 11 escolas estaduais e 62 municipais. Destas, dez (três estaduais e sete municipais) participam desta etapa dos Jeps. “O esporte é uma importante ferramenta pedagógica e inserimos em nosso calendário escolar várias atividades voltadas para a área, incentivando os alunos a serem dedicados e responsáveis dentro e fora das quadras”, comenta o secretário municipal de Educação de Parauapebas, Raimundo Neto.

Além das etapas regionais classificatórias estão ocorrendo as etapas Metropolitanas, agora em maio, e a Estadual, em junho. A partir destas, serão selecionados os atletas para representar o Estado do Pará nas etapas nacionais, que ocorrerão em Manaus (AM), de 19 a 23 de setembro, e Natal (RN), de 12 a 25 de novembro.

Reportagem: Camila Barros / Agência Pará de Notícias

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!