Publicidade

Ex-vereador de Canaã deve assumir mandato de Gabriel Guerreiro

Com a morte do deputado estadual Gabriel Guerreiro (PV), que teve um enfarto no Rio de Janeiro na última quinta-feira (2), quem deve assumir a vaga é o ex-vereador Mário Alves Penteado (foto), de Canaã dos Carajás, suplente fiel do partido.

Em novembro de 2013, o deputado Gabriel Guerreiro teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), acusado pelo Ministério Público Eleitoral de conduta vedada e abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2010.

Saraiva publicidade

A ação do MP se baseou em investigações da Polícia Federal sobre um esquema de liberação de planos de manejo na Secretaria de Meio Ambiente do Pará, desarticulado durante uma operação em 2010. Um mês depois da cassação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrubou a decisão e Guerreiro reassumiu a função de deputado.

A definição de quem é o primeiro suplente do Partido Verde não ocorreu de forma pacifica, mas Penteado foi diplomado, atendendo a requerimento do partido no dia 18 de dezembro do ano que findou. Nessa época, também tramitava no TRE petição de José Francisco, diplomado primeiro suplente do PV, mas que havia deixado o partido para se filiar ao PMN.

O tribunal reconheceu que a vaga pertencia ao segundo suplente, Mário Alves Penteado, caso a sentença de cassação de Guerreiro transitasse em julgado.
Por telefone, o ex-vereador Penteado não quis fazer nenhuma declaração em relação ao mandato, limitando-se a dizer que depois de passar esse período fatídico fará uma declaração oficial.

Fonte: Blog da Leia Cardoso

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu