Publicidade

FAP 2018: Torneio Leiteiro é iniciado

Com início nesta quinta-feira (6), o Torneio Leiteiro reunirá pelo menos 15 animais que concorrerão em três categorias distintas: vaca, novilha e bubalina.

Para fins de adaptações ao ambiente, as concorrentes estão no local, Galpão 4 do Parque de Exposições Agropecuárias Lázaro de Deus Vieira Neto, e passam por ordenha, a fim de estarem desinibidas no momento da competição, que ocorrerá em momentos diferentes, sendo quatro etapas: na quinta-feira, 7 horas e 17 horas; e na sexta-feira, também às 7 horas e às 17 horas.

Saraiva publicidade

Em seguida, será o momento do julgamento, com pesagem do leite colhido e a premiação. Outra tradição é o banho de leite dado no dono do animal vencedor.

Mas não é apenas de competição que se faz o Torneio Leiteiro: todo o leite colhido durante os dias que antecedem o torneio, no dia do torneio e nos dias que sucedem, até o encerramento da Feira de Agronegócios de Parauapebas (Fap), é levado para o laticínio, onde passa pelo processo de pasteurização, e depois doado para famílias carentes na ação social feita pelo Sindicato dos Produtores Rurais (Siproduz), a Fap Cidadania, que ocorre no dia 9 de setembro, quando encerra a feira.

“É possível fazer os eventos tirando deles proveito para beneficiar a comunidade mais carente. Com isto, todos os anos vemos no Torneio Leiteiro esta possibilidade”, explicou João Barreto, diretor do Siproduz, lembrando que no ano passado cerca de mil litros de leite foram recolhidos e doados à população.

Reportagem: Francesco Costa  |  Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu