Banner Educar


FORMAÇÃO: Dide prepara secretários escolares para ano letivo 2017

FORMAÇÃO: Dide prepara secretários escolares para ano letivo 2017

O início desta semana começou com bastante trabalho para 67 secretários e secretárias de escolas públicas da rede municipal de ensino. Eles passaram por formação oferecida pelas técnicas do Departamento de Inspeção e Documentação Escolar (Dide) na segunda-feira (13) e na terça (14) com a finalidade de alinhar as ações técnico-administrativas para o decorrer do ano letivo de 2017.

Participaram do encontro secretários de todas as escolas da rede municipal, da cidade e do campo, orientados pelas formadoras Denise Matos, Terezinha Moura, Auriceia Marques, Juliana Souza, Luciana Marinho, Olga Carneiro, Rosely Rebouças e Rosenilde Carvalho. A Reportagem do Pebinha de Açúcar foi convidada e registrou o evento, bastante produtivo.

O secretário é o profissional responsável por atuar na organização dos registros e da documentação de uma unidade de ensino, auxiliando a direção escolar e o corpo pedagógico. Em Parauapebas, eles são responsáveis, diretamente, pela papelada de quase 50 mil estudantes da rede municipal. Na prática, a vida escolar de cada aluno passa, depois do professor, por um secretário. “Por isso, é fundamental termos bons profissionais trabalhando nas secretarias das escolas. A atuação dos secretários escolares é extremamente importante para o desenvolvimento administrativo escolar e, no conjunto, para o progresso de nossa rede de educação”, explica a chefe do Dide, Denise Matos.

De acordo com a técnica Terezinha Maria, uma das mais experientes da equipe do departamento, os secretários precisam estar constantemente alinhados com o Dide, que é a pasta da Secretaria Municipal de Educação (Semed) responsável por nortear o trabalho deles, o que envolve matrículas, escrituração escolar e expedição de documentos do ensino fundamental, entre outras ações.

Segundo o titular da Semed, Raimundo Neto, a educação é um dos serviços mais nobres da sociedade e, por isso, deve ser alvo de formações constantes para seus profissionais. “Temos metas nacionais para cumprir, e por isso precisamos contar com servidores competentes, que componham a melhor equipe. Professores, coordenadores, diretores e, também, secretários escolares, entre outros profissionais, são pilares de cada índice positivo de educação conquistado. O trabalho de cada um deles é o que direciona o futuro, o qual se personifica por meio de nossos alunos”, observa o secretário, parabenizando a equipe do Dide e dando boas-vindas aos secretários escolares.

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!