Publicidade

Garimpo das Pedras está sendo preparado para receber turistas

Detur e comunidade local se reuniram, para apresentação e troca de ideias e propostas

O Departamento de Turismo (Detur) da Prefeitura de Parauapebas esteve no Garimpo das Pedras no último sábado, 20, a fim de conversar com a comunidade sobre o desenvolvimento do turismo no local. O turismólogo Esnandes Silva iniciou a reunião com a apresentação dos trabalhos já realizados pelo Detur este ano, desde cursos para a qualificação do trade à participação de Parauapebas na Abav Expo 2018 em setembro para fomentar o turismo do município.


Após a apresentação, o departamento ouviu os anseios dos moradores da vila. O encontro foi marcado pela participação dos representantes da comunidade expondo ideias e propostas e pelo interesse em colaborar com o sucesso dessa nova matriz econômica. Tudo acompanhado pela presidente do Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas (Comtup), Aglaudene Tomé.

Para o presidente da Associação do Alto Bonito II (Garimpo das Pedras), Edison Pereira, esse é início de um novo tempo para a comunidade. “Há muitos anos a gente vem lutando pra ter esse tipo de conversa na comunidade e deslanchar a área do nosso turismo. Essa reunião é o cumprimento de uma das propostas do atual governo com nossa comunidade. A gente crê que isso é só o início e que vamos ser bastante beneficiados dentro da área do turismo. A gente acredita que governo vai honrar com compromisso feito com a comunidade”, pontuou Edilson.

ROTA DAS ÁGUAS

O garimpo está dentro da Rota das Águas, que apesar de ser uma nova proposta já é uma das rotas mais procuradas pelos visitantes. Ela contempla os principais balneários da região, com destaque para a piscina e cachoeira de água termal. O local já era visitado, mas o número de turistas aumentou consideravelmente desde que o Detur prospectou a rota e ela passou a ser comercializada por agências do município. O trabalho de estruturação ainda está no início, mas a comunidade já sente a chegada dos benefícios.

José Wilson de Oliveira, o Vereda, tem uma loja onde comercializa pedras preciosas da região, e a Rota das Águas já proporcionou um aumento nas vendas. “A gente vem acreditando no turismo há muito tempo e agora acredito muito mais porque estou vendo o [Detur] chegar aqui e fazer essa reunião. Como trabalho como artesão, foi um dos melhores anos pra mim através do turismo e acredito que a tendência do próximo ano é ser melhor ainda”, estima Vereda, que destacou as férias de julho como um dos melhores períodos de venda.

“Aproximar a comunidade do Garimpo das Pedras com o governo municipal, valorizar os atrativos turísticos da localidade, fazer com que a comunidade aprenda a receber os turistas de forma adequada e aquecer a economia local. Esse é o nosso objetivo. A comunidade provocou e o Detur veio ouvir as demandas e propor melhorias. Esse é o papel da prefeitura municipal: ouvir a sociedade e trazer as respostas necessárias”, ressaltou o coordenador do Detur, Marcos Alexandre.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu