Publicidade

Gigantes chinesas prospectam investimentos no Pará

Representantes de grandes empresas chinesas estiveram em Belém para prospectar novos investimentos em áreas como habitação, tecnologia, energia e infraestrutura. O grupo se reuniu na manhã da última quinta-feira (7) com o governador Simão Jatene, para conhecer mais detalhes sobre as potencialidades do Estado. O encontro ocorreu no Palácio do Governo e contou com a participação do titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Eduardo Leão, do secretário de Estado de Transportes, Kleber Menezes, entre outras autoridades.

Entre as empresas participantes está a China Communications Construction Company (CCCC), maior empresa chinesa de infraestrutura e líder mundial no segmento; a estatal chinesa China Railways Corporation (Crec) e a China Development Bank (CDB), banco de desenvolvimento do país asiático.


“Recebemos hoje essas grandes corporações chinesas que possuem investimentos não só na área de infraestrutura, mas também de habitação, tecnologia e energia. Eles estão prospectando novos negócios para aproximar a ligação entre o Brasil e a China”, destacou o secretário Eduardo Leão.

Entre as possibilidades encontradas no Estado está a questão da infraestrutura. “Eles estão de certa forma carentes em projetos nessa área e esse também é o objetivo da visita ao Brasil. Escutaram que o Pará está sendo o arco Norte com transporte logístico via marítima, ferroviário e portuário, então se interessaram em fazer uma visita ao governo para conhecer as oportunidades e os projetos prioritários que temos”, acrescentou o titular da Sedeme.

Para o representante da China Railways Corporation a intenção é aprofundar os estudos para estabelecer parcerias sólidas. “É muito importante para nós essa troca de informações com o governo do Estado, conhecendo as suas potencialidades para articularmos novos investimentos”, destacou Song Jing Jing, gerente geral da Crec no Brasil.

“Esse é mais um passo na progressiva aproximação entre os povos para a solução de problemas comuns. São grandes os desafios na busca pelo desenvolvimento sustentável, entre outras questões e estamos trabalhando para isso”, finalizou o governador Simão Jatene.

Reportagem: Lidiane Sousa / Agência Pará de Notícias

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu