Governo entrega microcrédito e veículos da Adepará em Marabá

Governo entrega microcrédito e veículos da Adepará em Marabá

Como parte da programação de abertura do novo Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha, inaugurado na sexta-feira (15), o governo do Estado entregou, na manhã deste sábado (16), 53 microcréditos do Credcidadão e 63 novos veículos para a Agência de Defesa Agropecuária (Adepará). Paralelamente, a Caravana Pro Paz Cidadania seguiu emitindo documentos e dando orientação jurídica, em parceria com a Defensoria Pública. A programação continua à tarde, com apresentações culturais em todos os espaços do complexo de eventos.

Somente este ano, o Credcidadão investiu quase R$ 10 milhões em microcrédito, recurso que tem mudado a vida de muita gente com a geração de renda. É o caso do marceneiro Lourivaldo dos Santos Oliveira, 35 anos, que renovou o crédito pela segunda vez. “Esse programa é muito importante para microempreendedores como eu, que não teriam condições de investir no próprio negócio de outra maneira. Espero que o Credcidadão seja transformado em política de Estado, para nunca acabar”, disse.

A diretora do Credcidadão, Tetê Santos, informou que o programa já atendeu três mil famílias de 100 municípios, um salto de quase 100% em relação a 2014. “Isso representa renda e melhoria da qualidade de vida para as pessoas menos favorecidas, que não tiveram oportunidades de entrar no mercado de trabalho formal. Em um momento de crise, o Estado vê a importância desse tipo de ação para ajudar aqueles que mais necessitam”, frisou. A agricultora Maria do Amparo Gomes, 54 anos, reforça a importância do microcrédito para as famílias atendidas. “Graças a ele, dinamizamos a economia e temos novas perspectivas de vida”.

Além da entrega de microcréditos, o governo entregou veículos da Adepará para 40 municípios de diversas regiões. São 33 caminhonetes e 40 motocicletas, que vão reforçar o trabalho de defesa agropecuária do Estado, na busca pela sanidade do rebanho e dos produtos de origem animal e vegetal. O investimento chega a R$ 4 milhões. Reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como Estado livre da febre aftosa com vacinação desde 2014, o Pará começa a dar os primeiros passos para se tornar uma área livre da doença sem vacinação em maio de 2020.

Investimentos

O governador Simão Jatene, que participou da entrega do microcrédito e dos veículos da Adepará neste sábado (16), fez um resumo da agenda de trabalho cumprida este fim de semana em Marabá. “Hoje entregamos crédito para quem quer investir no próprio negócio e reforçamos a defesa no campo da agropecuária. Ontem (sexta) inauguramos este belo Centro de Convenções e visitamos obras importantes, que vão garantir educação e mais qualidade de vida para o povo de Marabá”, disse.

Jatene também visitou, nesta sexta (15), o bloco de saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que está pronto para ser inaugurado, e a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que tem capacidade para atender 75 mil pessoas. “Todos os investimentos atendem a anseios da própria sociedade, que é, na verdade, quem transforma a sua própria realidade”, afirmou o governador. Após os compromissos em Marabá, Jatene seguiu para o município de Palestina do Pará, onde inaugurou uma nova Unidade Integrada de Polícia (UIP).

Reportagem: Luiz Carlos Santos / Agência Pará de Notícias

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!
Portal Pebinha de Açúcar 11 anos | Você merece o melhor conteúdo!
toggle