Publicidade
Parauapebas

Guia de formação em atenção básica é lançado em Parauapebas

Material desenvolvido pela Fundação Vale e o Centro de Promoção da Saúde CEDAPS, em parceria com a Silver Wheaton, objetiva disponibilizar conteúdos e atividades para o planejamento e a realização de formação de profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF)

Vale, Fundação Vale e Cedaps entregaram, para Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas, o Guia de Formação em Saúde da Família. Trata-se de um material desenvolvido para o fortalecimento da atenção básica, contribuindo com a capacitação das equipes das unidades de saúde da família do município. A entrega aconteceu ontem, 3/4, no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP).

A gerente de saúde da Fundação Vale, Livia Zandonadi, explica que o material foi elaborado para ser utilizado durante a capacitação introdutória das equipes das unidades. “Nossa proposta é que os profissionais que atuam no planejamento e na organização das atividades de educação continuada e educação permanente consultem e apliquem esse conteúdo. O material é todo interativo e acreditamos que, a partir das capacitações, as equipes estejam cada vez mais qualificadas para atuarem na promoção da saúde às comunidades”, explica.

O conteúdo disponível nos formatos pen-card, pdf on-line e versão impressa contemplam, de forma detalhada, atividades de formação e oficinas para planejamento e realização de oficinas, incluindo dinâmicas de grupo e vídeos/filmes para debates; textos e artigos de referência para estudos; cadernos temáticos da Série Estudo Dirigido Ciclo Saúde e um vídeo animação sobre Estratégia Saúde da Família, produzido especialmente para as formações.

A Coordenadora de Educação em Saúde Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, Agenilma Chaves Melo Gomes, participou do projeto Ciclo Saúde, em Parauapebas, e também das discussões para a elaboração do guia. Ela está muito satisfeita com o resultado. “Nós estamos com uma expectativa muito grande do fruto que esse material vai reproduzir nas unidades de saúde e, principalmente, em melhoria do serviço para a população. Nós esperamos formar profissionais mais qualificados para atender os usuários e termos uma saúde com mais qualidade no nosso município”.

Nesta terça-feira, 4/4, cerca de 25 profissionais que atuam na atenção básica, em Parauapebas, participaram de uma oficina de formação de multiplicadores para utilização do guia. Uma das participantes é a gerente administrativa da unidade de saúde da comunidade de Palmares II, Maria Elizabete dos Santos. Ela acredita que a partir da oficina, conheceu novos conceitos e também a forma diferenciada de capacitar adultos.

O Ciclo Saúde é um projeto de cooperação técnica entre Fundação Vale, Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), Universidade Estácio de Sá, juntamente com as secretarias municipais de saúde. O projeto, que é desenvolvido em 27 municípios nos estados do Pará, Maranhão, Minas Gerais e Espírito Santo, tem foco na formação continuada de comunidades e equipes da Estratégia de Saúde da Família, em temas relacionados à prevenção e promoção da saúde.

Publicidade

Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing LTDA-ME
CNPJ: 05.200.883.0001-05 Parauapebas-Pará-Brasil
(94) 99121-9293 | (94) 981342558

Todos os direitos reservados © 2017 Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing Ltda-ME
Desenvolvimento Web: Agência Maktub

To Top
error: Reprodução proibida!