Publicidade

Gusttavo Lima, Belo, Jamil, Xand Avião e Solange Almeida em Salinas

Foto: Igor Mota

Agitação e a beleza paradisíaca das praias banhadas pelo Atlântico marcam o verão em Salinópolis, município distante cerca de 220 km de Belém, a capital do Pará. Com população aproximada de 40 mil habitantes, a cidade recebe mais de 280 mil veranistas durante o mês de julho. Para o descanso, há opções mais tranquilas em vilas de pescadores, orla para a toda a família e culinária regional a preços para todos os bolsos. Já quem gosta de agitação, este ano, a programação de shows traz grandes atrações nacionais, como Gusttavo Lima, Belo, Jamil e Solange Almeida, além de diversos artista do Pará.

O mês de julho é o conhecido “Verão Amazônico” e, através do projeto “Minha Praia”, o G1 Pará divulga os principais balneários do estado. Neste ano, cinco reportagens vão mostrar alguns dos destinos mais procurados pelos veranistas que buscam lazer, diversão e cultura, mas também a tranquilidade bucólica das ilhas que ficam próximas de Belém.


Praias

Atalaia e Farol Velho são as principais praias de Salinas. Juntas, têm 20 km de extensão. Com areia branca e fina, são dos destinos mais procurados pelos veranistas do Pará. E para os motoristas, uma comodidade: em Salinas é possível circular e estacionar o carro na praia, palco de diversão durante o dia e a noite.

Praia do Atalaia é um dos destinos mais procurados do verão no Pará — Foto: Cesar Perrari

Praia do Atalaia é um dos destinos mais procurados do verão no Pará — Foto: Cesar Perrari

No local, os pessoas podem ainda se aventurar nas dunas de areia branca com vegetação típica do litoral e conhecer o lago da Coca-Cola, que se forma entre as dunas. O lago de água doce e escura é geralmente utilizado pelos visitantes para tirar o sal do mar e se refrescar depois de caminhar nas dunas sob o sol forte.

Este ano, o Atalaia terá um plus especial para quem curte música e balada: o primeiro Festival de Verão vai reunir mais de dez atrações nacionais nos finais de semana de julho. O espaço do evento, que está com a montagem praticamente pronta no Atalaia, possui duas áreas para o público, a arena e os camarotes individuais e fechados.

Solange Almeida é uma das atrações do verão em Salinas — Foto: Divulgação

Solange Almeida é uma das atrações do verão em Salinas — Foto: Divulgação

Na programação do festival estrelas nacionais de vários estilos musicais, do sertanejo de Gusttavo Lima, um dos maiores fenômenos do país na atualidade, passando pelo forró de Solange Almeida, Xandy, Avine Vinny e Jonas Esticado, e pelo pagode de Rodriguinho, Belo e Jeito Moleque. A Bahia estará representada com Léo Santana junto com Jammil.

“Procuramos agregar ao evento vários ritmos musicais, com os artistas que estão no topo do cenário nacional”, completou Calilo Kzam, diretor da Bis Entretenimento, organizadora do Fest Verão. Ele ressalta, ainda, a presença dos DJs Pump, Chapeleiro e Cat Dealers. “Nosso line up está bem diversificado e atende a todos os públicos”, reiterou.

Orla: da calmaria ao agito

Tradicional passeio de fim de tarde, a orla do Maçarico é o programa ideal para um passeio depois da praia. Além da vista à beira mar, o local oferece barraquinhas de água de coco, sorveterias e lanchonetes, além de um shopping de verão e áreas de diversão para as crianças.

Orla do Maçarico, em Salinas — Foto: Divulgação

Orla do Maçarico, em Salinas — Foto: Divulgação

O final da orla revela mais uma beleza natural: a praia da Corvina, que pode ser acessada por meio de uma ponte e permite ao visitante observar o encontro das águas dos rios Maramuipy e Urindeua.

Arthur Espíndola se apresenta no Marçarico — Foto: Divulgação

Arthur Espíndola se apresenta no Marçarico — Foto: Divulgação

Este ano, a noite no Maçarico também traz shows. Às sextas, sábados e domingos de julho, haverá a apresentação de diversos artistas paraenses, como Banda AR-15, Bino e Banda, Nosso Tom, New Wave, M Synck, Vingadores do Brega, Arthur Espíndola, Markinho Duran, Sorriso Moleque, Cássio San Lima e Luan Kássio.

Tranquilidade

Quem busca um clima mais tranquilo, vale a pena conhecer a praia do Amor e do Cruzeiro, na pequena vila de pescadores chamada Cuiarana. O acesso é por estrada, e possui ilhas com praias desertas e mangue preservado. A Ponta Maria Baixinha é outro destino com rica em vegetação virgem e mar calmo. Vale a pena alugar um barco e ir visitar esta praia de natureza exuberante e calmaria. Lá, não há vem barracas comerciais nem vendedores. Portanto, é importante sair de casa precavido com bebidas e alimentos.

Hospedagem

A locomoção dos turistas na cidade é feita por meio de carros, ônibus e mototáxis. A hospedagem fica por conta das várias pousadas e hotéis próximos aos balneários. Confira algumas opções com diárias a partir de R$ 100.

1.Hotel Privê do Atalaia
(91) 3464-1241

2.Pousada Spardat
(91) 98150-9551

3.Pousada Recanto do Sal
(91) 99991-9194

4.Pousada Oasis
(91) 98015-4449

Restaurantes

Seja nas barracas espalhadas pela praia, seja nos restaurantes da cidade, o visitante pode se deliciar com furtos do mar, peixes regionais ou camarões. Outra iguaria que o visitante pode experimentar na praia são as ostras, consideradas afrodisíacas, elas são servidas com limão e sal. Confira alguns restaurantes da cidade:

1.Marujos Grill: Praia do Farol Velho, Ilha do Atalaia.
(91) 3464-1220

2.Restaurante Casemirão Frutos do Mar: Avenida São Tomé, 287.
(91) 98158-0433

3.Restaurante Delícias Do Mar: Tv. Tiradentes, s/n.
(91) 3423-4849

4.Restaurante Verde Mar: R. Verdes Mares, 103.
(91) 98220-2063

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu