Publicidade

I Workshop de Regularização Sanitária de Empreendimentos Agroindustriais é realizado em Curionópolis

A Prefeitura Municipal de Curionópolis por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempro) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Pará promoveram neste sábado (01), o I Workshop de Regularização Sanitária de Empreendimentos Agroindustriais. A capacitação foi realizada em Serra Pelada e contou com a participação de 30 produtores da zona rural do município.

Produtores de mel, frutas, laticínios e frios foram orientados sobre os passos para a regularização de seus empreendimentos e a Instrução Normativa (IN) que estabelece as regras de inspeção e fiscalização sanitária referente às instalações, dependências e equipamentos para as agroindústrias de pequeno porte.


“A iniciativa é uma opção para fortalecer a agricultura familiar da nossa região. A regularização deve ser vista como um estímulo para o desenvolvimento econômico local e promove a inclusão comercial dos empreendimentos, o que gera empregos e garante uma alimentação mais saudável para a população”, explicou a secretária de Produção Rural Adriana Gomes.

A oficina foi oferecida gratuitamente pelo governo municipal e ministrada em duas etapas. Na primeira fase, os participantes receberam o conteúdo teórico em sala de aula e na segunda fase, houve uma aula prática realizada durante a visita a dois empreendimentos. O tecnólogo da Emater, Flávio Pedro, responsável por ministrar a capacitação, mostrou como obter a certificação de produto artesanal vegetal emitido pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).

Com o certificado será possível que os produtos da agricultura familiar do município tenham livre circulação em todo estado a partir do cumprimento das exigências sanitárias previstas nas Boas Práticas de Produção, que incluem instalações seguras, higiene na manipulação, transporte adequado entre outros.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu