Publicidade

Implantação de campus da UEPA é oficializada em Parauapebas

Depois da instalação do campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e da parceria para continuidade de cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Parauapebas, o próximo campus a ser instalado no município será o da Universidade Estadual do Pará (Uepa). Os ajustes finais para assinatura do convênio entre a prefeitura e a instituição para tal finalidade já estão sendo acertados.
Esta semana, estiveram em visita ao município o assessor de Relações Institucionais da Uepa, Osvando dos Santos Alves; o coordenador de Arquitetura e Engenharia da instituição, Mauro Bevilaqua; e a pró-reitora de Graduação da universidade, Ana Conceição Oliveira. A presença dos representantes da Uepa confirma o interesse da universidade em se fazer presente em Parauapebas.
Segundo a secretária municipal de Educação, Juliana de Souza, a minuta do convênio já está pronta, com previsão de assinatura para o final de agosto. Na tarde de terça (1º), os representantes da instituição e a secretária de Educação visitaram as instalações do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e reuniram-se com a equipe de engenheiros da Secretaria Municipal de Obras (Semob).

Já na manhã desta quarta-feira (2), a comissão vistoriou a área destinada à construção do campus em companhia da arquiteta da Semob, Aline Gasparin, da secretária Juliana de Souza e do prefeito Valmir Mariano. No mesmo dia participaram de uma reunião com o professor Mário Sérgio Alves, diretor da Escola de Música Waldemar Henrique e com a procuradora do município, Késia Lustosa.


A secretária de Educação explica que as visitas ao Ceup e a Secretaria de Saúde foram necessárias porque estão previstos cursos das áreas de saúde (como Enfermagem) e educação (licenciatura em Português e Música e cursos de Pós-Graduação) para serem iniciados no primeiro semestre de 2015. Provisoriamente, esses cursos devem funcionar no Ceup até o prédio do campus ficar pronto.

Para o prefeito Valmir Mariano, este é mais um passo para transformar a cidade em polo universitário. “Pretendemos atrair mais universidades para o município, sejam elas públicas ou particulares, e institutos tecnológicos para transformá-lo num importante centro educacional”, informa o gestor.

O CAMPUS
Será o vigésimo primeiro da Uepa, que atualmente conta com cinco campi em Belém e 15 no interior do Estado. A área destinada à construção fica localizada às margens da PA-160, próximo ao Km 13 (interligando a Nova Carajás à VS 10) e possui 126 mil metros quadrados.
Segundo Osvando Alves, essa é a maior área destinada à construção de um campus da Uepa. “Trata-se da maior área e estrutura projetada. Geralmente, adaptamos espaços para a instalação do campus. Esta é a primeira vez em que começaremos a construção da base em uma área adequada, com a realização de plano diretor e tudo mais a que se tem direito. Com certeza, deverá ser um dos melhores campus do Pará”, analisa o assessor da universidade.

Reportagem: Messania Cardoso
Foto: Anderson Souza

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu