Publicidade

Inaugurado novo Campus da UFRA em Parauapebas

Um momento de emoção e agradecimento. Assim foi a cerimônia de inauguração do campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) em Parauapebas, o maior do interior do Estado. O evento, que aconteceu nessa segunda-feira (10), um marco histórico para o município, contou com a presença de cerca de 400 pessoas, entre autoridades políticas, diretoria da Ufra, imprensa, representante da Vale e a comunidade estudantil.

Emocionada, a diretora do campus da Ufra em Parauapebas, Kaliandra Alves, relatou o processo de implantação do estabelecimento educacional no município, destacando que a universidade atende aos estudantes de Parauapebas desde 2005.


“Já são nove anos participando do processo de interiorização da universidade pública e hoje contamos com uma universidade moderna onde alunos e professores têm acesso a um conjunto de recursos inovadores e diversificados materiais, que vão permitir o enriquecimento da aprendizagem e atividades práticas. Agradeço a todos que trabalharam para que esse sonho se concretizasse”, disse a diretora.

Kaliandra ressaltou o esforço do governo municipal para a construção, lembrando que esse momento é relevante para Parauapebas. “A partir de agora passamos a fazer parte, de forma concreta, do desenvolvimento desse município, na criação de uma nova matriz econômica que vai girar em torno do movimento universitário”, enfatizou a professora.

Atualmente, o campus de Parauapebas oferece os cursos de agronomia, zootecnia e engenharia florestal, atendendo mais de 700 universitários. São estudantes como Wandeilson Moura, que cursa agronomia e comemorou a entrega do campus. “É a consolidação de um sonho que lutamos tanto para realizar e vai se estender a todos que querem cursar uma universidade. Agora temos um local nosso e com estrutura”, comemorou o universitário.

O prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano, anunciou que a parceria com a universidade será ampliada com o investimento de mais R$ 3 milhões para a implantação dos cursos de engenharia de produção e administração. O prefeito disse ainda que vai ajudar na construção da lanchonete e do ginásio de esportes do campus.

“Nosso município é o maior exportador do Brasil e tem que ter um diferencial na educação. Não vou permitir que crianças e jovens parauapebenses tenham que deixar a cidade, por falta de oportunidades de estudos. Eu tenho o sonho de fazer de Parauapebas o melhor polo de educação desse país. Sei que não será uma tarefa fácil, mas quero deixar aqui plantadas as raízes de uma educação diferenciada para o nosso município”, enfatizou o prefeito.

Na ocasião, o reitor da Ufra, Sueo Numazawa, falou do crescimento da instituição no interior do estado, frisando a parceria com a Prefeitura de Parauapebas que possibilitou a construção do campus na cidade. Sueo anunciou ainda a implantação dos novos cursos de engenharia de produção e administração.

“Em Parauapebas começamos com três cursos e vamos oferecer mais dois no mês de agosto. Queremos atender a demanda, mas com qualidade. Destaco aqui a iniciativa da Prefeitura quando busca o desenvolvimento do município, tendo a educação como prioridade, isso é fundamental”, frisou o reitor.

Reportagem: Liliane Diniz / Foto: Irisvelton Silva

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu